O consumo de combustível é, em muitos casos, um dos fatores determinantes para a compra de um carro novo. Além disso, diante de um cenário de altos preços de combustíveis, aliado à crescente preocupação com impactos ambientais, os carros mais econômicos ganham cada vez mais espaço no mercado. Assim, com base nos dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro e em levantamentos recentes, selecionamos os 10 carros flex mais econômicos disponíveis no mercado brasileiro em 2025.

A lista exclui os veículos híbridos e elétricos, que têm características particulares para essa medição de consumo. No entanto, eles são (com raríssimas exceções) mais econômicos em relação aos movidos a combustão.
A classificação é feita conforme o consumo energético em MJ/km, medido em laboratório pelo Inmetro. De acordo com o instituto, quanto menor o valor, mais eficiente o carro. Em caso de empate, o critério de desempate é o consumo urbano com etanol
1. Renault Kwid (1.0 SCe, três cilindros, flex)
Compacto e de preço acessível, o Kwid alia bom desempenho urbano a baixo consumo, além de ser um dos modelos mais baratos do mercado.
- Consumo energético: 1,36 MJ/km (melhor da lista)
- Motor: 999 cc, 3 cil., cerca de 70 cv com etanol e 9,8 kgf·m de torque
- Consumo: 10,8 km/l (etanol cidade), 11 km/l (etanol estrada); 15,3 km/l (gasolina estrada)
2. Chevrolet Onix Plus (1.0, três cilindros, flex)

O sedã compacto se destaca pelo espaço interno maior em relação aos concorrentes e pela boa eficiência energética.
- Consumo energético: 1,39 MJ/km
- Motor: 1.0 flex, cerca de 80 cv, 9,8 kgf·m de torque; câmbio manual de 6 marchas
- Consumo: 9,7 km/l (etanol cidade), 12,2 km/l (etanol estrada); até 17,4 km/l (gasolina estrada)
3. Chevrolet Onix (1.0, três cilindros, flex)

Apesar de ser menor, a versão hatch do Onix leva pequena desvantagem em relação ao sedã da linha.
- Consumo energético: 1,41 MJ/km
- Motor: 1.0 flex, cerca de 82 cv, torque de 10,6 kgf·m; manual de 6 marchas
- Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 11,9 km/l (etanol estrada); até 16,9 km/l (gasolina estrada)
4. Volkswagen Polo TSI (1.0 turbo, flex)
O motor turbo ajuda no desempenho e otimiza o rendimento energético.
- Consumo energético: 1,45 MJ/km
- Motor: 999 cc turbo, cerca de 116 cv, torque de 16,8 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
- Consumo: 9,5 km/l (etanol cidade), 11,3 km/l (etanol estrada); 16,1 km/l (gasolina estrada)
5. Peugeot 208 (1.0, flex)

O hatch se destaca na lista pelo design moderno e bom conforto interno.
- Consumo energético: 1,47 MJ/km
- Motor: 999 cc, cerca de 75 cv, torque de 10,7 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
- Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 11,1 km/l (etanol estrada); 15,8 km/l (gasolina estrada)
6. Fiat Cronos (1.0 Firefly, flex)

Sedã tem boa relação custo-benefício e porta-malas generoso.
- Consumo energético: 1,47 MJ/km
- Motor: 999 cc, 75 cv, torque de 10,7 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
- Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 11 km/l (etanol estrada); 16,6 km/l (gasolina estrada)
7. Volkswagen Polo (1.0 aspirado; versão MPI flex)

Versão mais acessível do Polo, com motor aspirado, tem menor rendimento energético.
- Consumo energético: 1,48 MJ/km
- Motor: 1.0 MPI, 84 cv, torque de 10,3 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
- Consumo: 9,4 km/l (etanol cidade), 10,8 km/l (etanol estrada); 15,2 km/l (gasolina estrada)
8. Hyundai HB20 (1.0 Kappa, flex)

Hatch popular com bom acabamento e destaque nas versões intermediárias.
- Consumo energético: 1,49 MJ/km
- Motor: 999 cc, aproximadamente 80 cv e 10,2 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
- Consumo: 10 km/l (etanol cidade), 10,4 km/l (etanol estrada); 14,8 km/l (gasolina estrada)
9. Hyundai HB20S (1.0 Kappa, flex)

Mais um sedã na lista, com bom custo-benefício e maior espaço para passageiros e bagagem.
- Consumo energético: 1,49 MJ/km
- Motor e transmissão: igual ao HB20; sedã compacto
- Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 10,8 km/l (etanol estrada); 15,3 km/l (gasolina estrada)
10. Fiat Mobi (1.0 Fire EVO, flex)

Hatch de entrada é ideal para o trânsito urbano.
- Consumo energético: 1,50 MJ/km
- Motor: 999 cc, 75 cv, torque de 9,9 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
- Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 10,4 km/l (etanol estrada); 15 km/l (gasolina estrada)
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.