O consumo de combustível é, em muitos casos, um dos fatores determinantes para a compra de um carro novo. Além disso, diante de um cenário de altos preços de combustíveis, aliado à crescente preocupação com impactos ambientais, os carros mais econômicos ganham cada vez mais espaço no mercado. Assim, com base nos dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro e em levantamentos recentes, selecionamos os 10 carros flex mais econômicos disponíveis no mercado brasileiro em 2025.

Renault Kwid
Renault Kwid é o modelo mais econômico do mercado, de acordo com o Inmetro (Foto: Divulgação/Renault)

A lista exclui os veículos híbridos e elétricos, que têm características particulares para essa medição de consumo. No entanto, eles são (com raríssimas exceções) mais econômicos em relação aos movidos a combustão.

A classificação é feita conforme o consumo energético em MJ/km, medido em laboratório pelo Inmetro. De acordo com o instituto, quanto menor o valor, mais eficiente o carro. Em caso de empate, o critério de desempate é o consumo urbano com etanol

1. Renault Kwid (1.0 SCe, três cilindros, flex)

Compacto e de preço acessível, o Kwid alia bom desempenho urbano a baixo consumo, além de ser um dos modelos mais baratos do mercado.

  • Consumo energético: 1,36 MJ/km (melhor da lista)
  • Motor: 999 cc, 3 cil., cerca de 70 cv com etanol e 9,8 kgf·m de torque
  • Consumo: 10,8 km/l (etanol cidade), 11 km/l (etanol estrada); 15,3 km/l (gasolina estrada)

2. Chevrolet Onix Plus (1.0, três cilindros, flex)

Chevrolet Onix Plus
Sedã se destaca pelo maior espaço em relação aos hatchs da lista (Foto: Divulgação/Chevrolet)

O sedã compacto se destaca pelo espaço interno maior em relação aos concorrentes e pela boa eficiência energética.

  • Consumo energético: 1,39 MJ/km
  • Motor: 1.0 flex, cerca de 80 cv, 9,8 kgf·m de torque; câmbio manual de 6 marchas
  • Consumo: 9,7 km/l (etanol cidade), 12,2 km/l (etanol estrada); até 17,4 km/l (gasolina estrada)

3. Chevrolet Onix (1.0, três cilindros, flex)

Chevrolet Onix
Versão hatch do Onix está entre as mais econômicas do mercado (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Apesar de ser menor, a versão hatch do Onix leva pequena desvantagem em relação ao sedã da linha.

  • Consumo energético: 1,41 MJ/km
  • Motor: 1.0 flex, cerca de 82 cv, torque de 10,6 kgf·m; manual de 6 marchas
  • Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 11,9 km/l (etanol estrada); até 16,9 km/l (gasolina estrada)

4. Volkswagen Polo TSI (1.0 turbo, flex)

 O motor turbo ajuda no desempenho e otimiza o rendimento energético.

  • Consumo energético: 1,45 MJ/km
  • Motor: 999 cc turbo, cerca de 116 cv, torque de 16,8 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
  • Consumo: 9,5 km/l (etanol cidade), 11,3 km/l (etanol estrada); 16,1 km/l (gasolina estrada)

5. Peugeot 208 (1.0, flex)

Peugeot 208
208 se destaca pelo visual moderno (Foto: Divulgação/Stellantis)

O hatch se destaca na lista pelo design moderno e bom conforto interno.

  • Consumo energético: 1,47 MJ/km
  • Motor: 999 cc, cerca de 75 cv, torque de 10,7 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
  • Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 11,1 km/l (etanol estrada); 15,8 km/l (gasolina estrada)

6. Fiat Cronos (1.0 Firefly, flex)

Fiat Cronos
Modelo da Fiat é o segundo mais econômico entre os sedãs (Foto: Divulgação/Stelantis)

Sedã tem boa relação custo-benefício e porta-malas generoso.

  • Consumo energético: 1,47 MJ/km
  • Motor: 999 cc, 75 cv, torque de 10,7 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
  • Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 11 km/l (etanol estrada); 16,6 km/l (gasolina estrada)

7. Volkswagen Polo (1.0 aspirado; versão MPI flex)

VW Polo
Polo tem duas versões com motorizações diferentes entre as dez mais econômicas (Foto: Divulgação/VW)

Versão mais acessível do Polo, com motor aspirado, tem menor rendimento energético.

  • Consumo energético: 1,48 MJ/km
  • Motor: 1.0 MPI, 84 cv, torque de 10,3 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
  • Consumo: 9,4 km/l (etanol cidade), 10,8 km/l (etanol estrada); 15,2 km/l (gasolina estrada)

8. Hyundai HB20 (1.0 Kappa, flex)

Hyundai HB20
Hatch da Hyundai é ligeiramente mais econômico que a versão sedã (Foto: Divulgação/Hyundai)

Hatch popular com bom acabamento e destaque nas versões intermediárias.

  • Consumo energético: 1,49 MJ/km
  • Motor: 999 cc, aproximadamente 80 cv e 10,2 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
  • Consumo: 10 km/l (etanol cidade), 10,4 km/l (etanol estrada); 14,8 km/l (gasolina estrada)

9. Hyundai HB20S (1.0 Kappa, flex)

Hyundai HB20S
Sedã da linha tem mais espaço que a versão hatch (Foto: Divulgação/Hyundai)

Mais um sedã na lista, com bom custo-benefício e maior espaço para passageiros e bagagem.

  • Consumo energético: 1,49 MJ/km
  • Motor e transmissão: igual ao HB20; sedã compacto
  • Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 10,8 km/l (etanol estrada); 15,3 km/l (gasolina estrada)

10. Fiat Mobi (1.0 Fire EVO, flex)

Fiat Mobi
Fiat Mobi atualmente é o carro mais barato do Brasil (Foto: Divulgação/Stellantis)

Hatch de entrada é ideal para o trânsito urbano.

  • Consumo energético: 1,50 MJ/km
  • Motor: 999 cc, 75 cv, torque de 9,9 kgf·m; câmbio manual de 5 marchas
  • Consumo: 9,6 km/l (etanol cidade), 10,4 km/l (etanol estrada); 15 km/l (gasolina estrada)

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perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.