Uma interrupção nos serviços da Amazon Web Services (AWS) afetou a internet global nesta segunda-feira (20), provocando instabilidade em plataformas de grandes varejistas, companhias aéreas, aplicativos de mídia social, empresas financeiras e outros setores.

O que foi afetado?
Entre os sites afetados estavam Facebook, Snapchat e Amazon, que ficaram fora do ar no início do dia. Plataformas financeiras como Coinbase, Robinhood e Venmo também relataram falhas, assim como ferramentas de produtividade, incluindo o Slack, além da companhia aérea United Airlines, o buscador de IA Perplexity e jogos populares como Fortnite e Roblox.
A infraestrutura da AWS sustenta milhões de sites e aplicativos, fornecendo servidores, processamento e armazenamento em nuvem para algumas das maiores empresas do mundo. Por isso, qualquer falha em sua rede tende a causar impactos amplos na interne, inclusive em aplicativos móveis que dependem de seus sistemas.
O que diz a Amazon Web Services
Em comunicado, a empresa informou estar “investigando o aumento nas taxas de erro e latência em vários serviços da AWS” em uma região de data centers localizada na costa leste dos Estados Unidos, centrada na Virgínia do Norte. Segundo a AWS, engenheiros “estão engajados e trabalhando ativamente para mitigar o problema e identificar sua causa raiz”.
De acordo com o site Downdetector, que monitora a estabilidade de serviços online, os primeiros relatos de falha começaram por volta das 4h (horário de Brasília). Às 6h30, a AWS afirmou que seus sistemas estavam em recuperação e que boa parte dos sites e aplicativos já voltava a operar normalmente.
A companhia atribuiu a falha a problemas no Amazon DynamoDB, serviço responsável pelo armazenamento de banco de dados e pela capacidade de processamento de sites.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!