O Paraná é o terceiro Estado do país com o maior número de propriedades rurais inseridas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), ficando atrás apenas de Santa Catarina e Minas Gerais. Ao todo, já foram cadastradas mais de 92 mil propriedades rurais, 17% das 532 mil existentes no Paraná.
Os proprietários que não se cadastrarem terão dificuldades para conseguir linhas de crédito e financiamentos. Além disso, quem perder o prazo não terá benefícios previstos no Novo Código Florestal, como a suspensão de multas ambientais e da continuidade de ocupação de áreas consideradas consolidadas pela nova legislação.
O Cadastro foi criado pelo Código Florestal e é um instrumento para a regularização ambiental das propriedades rurais no país. De acordo com a lei, o prazo para o cadastramento termina em 5 de maio.
E o Sistema FAEP em parceria com FETAEP, CEASA-PR e EMATER, promoverá oficinas dirigidas a produtores e profissionais da assistência técnica, sobre o tema “Rotulagem de Frutas e Hortaliças in natura.
O objetivo das oficinas é informar e esclarecer dúvidas sobre a aplicação desta Resolução que entrará em vigor a partir do dia 1º de julho de 2015, regulamentando a obrigatoriedade de rotulagem dos produtos hortícolas in natura a granel ou embalados comercializados no estado do Paraná.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28.04) o fim da exigência de rotulagem identificando produtos que contenham organismos geneticamente modificados (OGM).
Segundo o texto aprovado, nos rótulos só será informada ao consumidor a presença de elementos transgênicos quando contiverem índice superior a 1% de sua composição final. Também não seria mais exigida a informação da espécie doadora do gene modificado.
Por outro lado, os alimentos que não contenham OGM poderão usar a rotulagem “Livre de Transgênicos” se assim desejarem. Para isso, o produto deverá ser submetido a uma análise específica de laboratório para comprovar a total ausência de transgênicos.
O projeto segue agora para a votação pelo Senado.
Cerca de R$350 milhões deverão ser gerados pelos setores de indústria, comércio, serviços e pecuária, durante a Expoingá 2015. De 07 a 17 de maio, o Parque Internacional de Exposições será palco para a mostra de cerca de mil expositores dos mais variados segmentos, que veem na Expoingá um momento fundamental para a prospecção de clientes, divulgação de marca e fechamento de negócios.