O Litoral do Paraná vai entrar novamente na rota dos cruzeiros marítimos da MSC na temporada 2026/2027. O anúncio, feito após reuniões entre a empresa e a Portos do Paraná, prevê 14 escalas no Porto de Paranaguá do navio MSC Lirica, que já operou no estado na temporada 2023/2024.

A primeira atracação está programada para 12 de dezembro de 2026, com escalas semanais sempre aos sábados, até 13 de março de 2027. O Receptivo do Rocio será utilizado como base para embarque e desembarque dos passageiros.
Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o planejamento operacional já está em andamento.
“Estamos elaborando todo o planejamento para executar com eficiência as operações de atracação e desatracação do navio de passageiros, desde a entrada no canal de acesso até o cais, com a mesma eficiência, segurança e zelo adotados com as demais embarcações”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Segurança reforçada
A Guarda Portuária trabalha na implementação de um sistema ampliado de fiscalização no cais e no trajeto entre a área portuária e o Receptivo do Rocio, localizado ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Serão instaladas 20 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos para acompanhamento contínuo das operações.
Também estão previstas fiscalizações com cães farejadores e escolta dos ônibus que farão o transporte dos turistas entre o receptivo e o berço de atracação do navio, garantindo o controle de acesso à área alfandegada. “Tudo tem o objetivo de trazer mais segurança aos passageiros e à operação no cais”, explicou o gerente da Unidade Administrativa de Segurança Portuária, major César Kamakawa.
Impacto econômico e turístico
Estudos indicam que cada passageiro de cruzeiro deixa, em média, R$ 500 no município, contribuindo para a geração de empregos e o aumento da renda da população durante a temporada.
Para o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, a retomada das escalas é estratégica.
“A nova temporada é uma notícia muito positiva para o turismo do Paraná. Esses cruzeiros trazem turistas que conhecem nossa cultura, nossos atrativos naturais e impulsionam diretamente a economia local”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Recentemente, o Governo do Paraná passou a integrar a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA), entidade de relevância internacional no setor. A iniciativa busca fortalecer a presença do estado no mercado de cruzeiros. “Muitos visitantes acabam voltando para conhecer melhor o litoral paranaense”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Entre as temporadas de 2023 e 2025, o Porto de Paranaguá recebeu 24 escalas, que trouxeram mais de 58 mil pessoas ao litoral paranaense. Já no período de 2025 a 2026, houve apenas atracações pontuais de navios de cruzeiro, sem embarque ou desembarque de passageiros.
Sobre o MSC Lirica
O MSC Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes, distribuídos em 988 cabines. A embarcação possui 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura. Entre as opções de lazer estão teatro, piscinas, academia, cassino, bares, lounges, área de compras e clube de cinema para adolescentes.
Os pacotes com saída de Paranaguá incluem três roteiros. O primeiro passa por Itajaí, Ilhabela, Rio de Janeiro, Búzios e Ilha Grande. O segundo, exclusivo do período de Ano Novo, inclui Itajaí, Ilhabela, Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Grande e Copacabana. Já o terceiro ocorre apenas no fim de semana de 23 de janeiro, com paradas em Itajaí, Ilhabela, Rio de Janeiro, Ilha Grande e Búzios.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!