A Paranapetro divulgou nesta quarta-feira (5) uma nota explicando os motivos para a alta no preço da gasolina e do diesel. Segundo a entidade, o aumento se deve à elevação dos impostos, ao reajuste da Petrobras no diesel e aos repasses das distribuidoras, que apontam fatores como a alta do etanol, do biodiesel e dos combustíveis no mercado internacional.

Entidade explica alta nos combustíveis e aponta impostos e repasses das distribuidoras
Recentes aumentos no diesel e gasolina devem impactar no bolso dos paranaenses. (Foto: Pixabay)

Conforme a nota, o aumento do etanol foi motivado pela disparada do produto nas usinas de cana-de-açúcar, que teve um aumento de mais de R$ 0,30 por litro nos últimos dois meses.

“Vale ressaltar que a alta do etanol tem reflexo direto na gasolina, pois toda a gasolina tipo C vendida no Brasil deve ter 27% de etanol na composição. No caso do biodiesel, nos últimos seis meses ocorreu alta de 10% aproximadamente nos produtores. O teor obrigatório do biodiesel no diesel atualmente é de 14%”, disse a Paranapetro.

Outro fator relatado pelas distribuidoras para a companhia é o aumento da gasolina e do diesel no mercado internacional e em refinarias privadas. Além disso, a Paranapetro informou que a Petrobras fornece 75% dos produtos para o mercado e o restante vem de importações e refinarias privadas.

“Conforme sinalizaram as distribuidoras, os impactos destes fatores provavelmente estão sendo repassados aos postos desde sábado e ao longo desta semana. Ressaltamos, ainda, que os postos não podem comprar diretamente de refinarias – são obrigados a comprar das distribuidoras. Assim, o principal fator para variação de valores é a política de preços das distribuidoras”, concluiu a nota.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.