A Paranapetro divulgou nesta quarta-feira (5) uma nota explicando os motivos para a alta no preço da gasolina e do diesel. Segundo a entidade, o aumento se deve à elevação dos impostos, ao reajuste da Petrobras no diesel e aos repasses das distribuidoras, que apontam fatores como a alta do etanol, do biodiesel e dos combustíveis no mercado internacional.

Conforme a nota, o aumento do etanol foi motivado pela disparada do produto nas usinas de cana-de-açúcar, que teve um aumento de mais de R$ 0,30 por litro nos últimos dois meses.
“Vale ressaltar que a alta do etanol tem reflexo direto na gasolina, pois toda a gasolina tipo C vendida no Brasil deve ter 27% de etanol na composição. No caso do biodiesel, nos últimos seis meses ocorreu alta de 10% aproximadamente nos produtores. O teor obrigatório do biodiesel no diesel atualmente é de 14%”, disse a Paranapetro.
Outro fator relatado pelas distribuidoras para a companhia é o aumento da gasolina e do diesel no mercado internacional e em refinarias privadas. Além disso, a Paranapetro informou que a Petrobras fornece 75% dos produtos para o mercado e o restante vem de importações e refinarias privadas.
“Conforme sinalizaram as distribuidoras, os impactos destes fatores provavelmente estão sendo repassados aos postos desde sábado e ao longo desta semana. Ressaltamos, ainda, que os postos não podem comprar diretamente de refinarias – são obrigados a comprar das distribuidoras. Assim, o principal fator para variação de valores é a política de preços das distribuidoras”, concluiu a nota.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui