Brasil - O Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), bateu um novo recorde na última sexta-feira (5). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 300 milhões de transações em 24 horas. Lançado em novembro de 2020, o Pix transformou a forma como os brasileiros enviam dinheiro e pagam suas compras. Em cinco anos, o serviço virou um dos principais meios de pagamento do país.

Aplicativo de banco demonstra funcionalidade do Pix
Pix bateu novo recorde em volume de transações num único dia. (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

Somente na última sexta, foram feitas 313,3 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Segundo o BC, a movimentação também bateu recorde em volume de dinheiro, com R$ 179,9 bilhões em um único dia.

“O resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, informou o BC em comunicado.

O recorde diário anterior tinha sido registrado em 28 de novembro, dia da Black Friday e data limite do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, com 297,4 milhões de transações num único dia.

Pix tem recorde também em número de usuários

O Pix acumulou, no fim de novembro, 178,9 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes. Desse total, 162,3 milhões eram pessoas físicas; e 16,6 milhões, pessoas jurídicas. Em outubro, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema alcançou a marca de R$ 3,32 trilhões movimentados em cinco anos.

Quando do seu lançamento, o Pix tinha duas opções inicialmente: transferências entre pessoas e pagamentos com QR Code. Nos anos seguintes, houve expansão de funcionalidades. Entre elas, chegaram Pix Cobrança, Pix Saque e Pix Troco e Pix Agendado. Mais recentemente, foi disponibilizado o Pix por Aproximação e o Pix Automático. Em breve, o BC promete lançar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) 2.0.

*Com informações da Agência Brasil

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE