A Ponte de Integração Brasil–Paraguai, que liga Foz do Iguaçu (PR) à cidade paraguaia de Presidente Franco, já recebeu mais de R$ 460 milhões em investimentos e se consolida como uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina. O projeto é financiado pela Itaipu Binacional e executado em parceria com o Governo do Paraná, o Governo Federal e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

A estrutura estaiada, construída sobre o Rio Paraná, possui duas torres de sustentação de 120 metros de altura, além de pistas simples de 3,6 metros, acostamentos de três metros e calçadas laterais de 1,7 metro.
Brasil e Paraguai ainda mais próximos
O investimento tem como objetivo ampliar a integração econômica entre Brasil e Paraguai e facilitar o escoamento da produção dos dois países, especialmente o transporte de cargas do Paraguai em direção ao Porto de Paranaguá. A nova ligação também deve reduzir o trânsito pesado sobre a Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu à Cidade do Leste.
As obras de acesso do lado brasileiro estão em fase final. A Perimetral Leste, nova rodovia de cerca de 15 quilômetros, já ultrapassou 75% de execução e contará com seis viadutos e duas aduanas, interligando a BR-277 à nova ponte. O lado paraguaio, incluindo a parte alfandegária, já está concluído.
Durante visita à obra, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a dimensão do projeto:
“Estamos finalizando essas obras de acesso, tanto do lado brasileiro como do paraguaio, para fazer a entrega para a população desta que é uma das maiores obras da América Latina, a maior ponte de vão livre da região”, afirmou Ratinho Junior.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento conjunto:
Para nós é muito importante o avanço da integração física entre as duas regiões. Brasil e Paraguai são países irmãos, Paraná e o departamento de Alto Paraná são estados irmãos e essa ponte, que foi sonhada por muitos anos, já é uma realidade e está muito perto de ser liberada”, declarou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!