A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiu 91% de execução em janeiro e o encontro entre os dois trechos estaiados e a parte pré-moldada está cada dia mais próximo. A previsão é de que isso ocorra até o final de fevereiro, segundo o cronograma do Governo do Estado, marcando um momento simbólico da obra. A expectativa é que a ponte seja inaugurada dentro de dois meses.

O avanço mais significativo ocorreu no trecho estaiado, considerado o mais complexo da ponte, que já soma 284 metros dos 320 metros previstos. Nos últimos dias, os trabalhos apresentaram evolução expressiva nos apoios centrais da estrutura. A instalação dos estais — cabos responsáveis pela sustentação da estrutura estaiada — também segue em ritmo acelerado. Ao todo, já foram fixados 10 pares em cada um dos mastros dos apoios 04 e 05, garantindo a estabilidade necessária para a continuidade dos serviços na parte superior da ponte.
Outra etapa importante concluída foi o lançamento das 160 vigas longarinas no trecho pré-moldado. Com isso, a obra entra agora na fase final do tabuleiro e dos acabamentos, que incluem pavimentação e ciclovia. As equipes concentram os trabalhos nos últimos quatro vãos do tabuleiro, com a execução de pré-lajes, armação e concretagem.
“Vamos realizar o encontro do trecho pré-moldado com o trecho estaiado até o final deste mês, marcando o momento de maior complexidade técnica de toda a obra. Na sequência vamos terminar os serviços no tabuleiro e na etapa final as cabeceiras da ponte, que são os acessos nas duas margens, atualmente recebendo a terraplenagem para compor a nova pista”, afirmou o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), Fernando Furiatti.
Paralelamente, seguem as obras complementares voltadas à funcionalidade e à segurança da ponte. Estão em instalação as barreiras rígidas centrais e laterais, os eletrodutos no passeio e os guarda-corpos. O preenchimento do passeio com concreto está em andamento, assim como a implantação da iluminação pública, que já conta com os primeiros postes instalados.
As atividades de infraestrutura viária complementam o cronograma de obras, com serviços de drenagem, terraplenagem e pavimentação em execução simultânea nos acessos de ambos os lados. Está prevista a execução de 50 mil m² de camadas de pavimentação e 70 mil m² de revestimento asfáltico, incluindo o tabuleiro da ponte.
Como será o fechamento do trecho estaiado

O fechamento do trecho estaiado ocorrerá quando os dois lados da estrutura, construídos a partir dos apoios 04 e 05, finalmente se encontrarem sobre o canal de navegação da Baía de Guaratuba, simbolizando a união definitiva da ponte.
Com 320 metros de extensão, o trecho estaiado é o mais complexo e emblemático de toda a obra. Ele foi projetado para vencer o maior vão da ponte com 160 metros, garantindo segurança à navegação, com gabarito livre de 19 metros de altura por 90 metros de largura.
A construção do trecho estaiado utiliza o método dos balanços sucessivos, uma técnica de alta complexidade que permite que a ponte avance aos poucos, sempre em equilíbrio. A partir de cada pilar central, a estrutura cresce simultaneamente para os dois lados por meio da concretagem de aduelas, grandes blocos de concreto moldados no próprio local.
Essas aduelas são sustentadas por estais, que são cabos de aço de alta resistência tensionados, ligados diretamente ao tabuleiro e aos mastros (torres) da ponte. Esse sistema é responsável por sustentar o peso da estrutura e garantir sua estabilidade.
O encontro da ponte é o momento em que os dois balanços, um vindo do apoio 04 e outro do apoio 05, chegam ao centro da baía e são ligados por uma última aduela, chamada de aduelas de fechamento.
Antes dessa etapa, serão realizadas conferências milimétricas de alinhamento e nível, ajustes finos na protensão dos estais e monitoramento estrutural contínuo. Somente após todas essas verificações é que a aduela de fecho é concretada. A partir daí, o trecho estaiado deixa de funcionar como duas estruturas independentes e passa a atuar como uma única estrutura contínua, exatamente como previsto em projeto.
Ponte de Guaratuba: uma obra histórica

A obra da Ponte de Guaratuba é uma iniciativa do Governo do Paraná, sob a coordenação do DER-PR, autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, executada pelo Consórcio Nova Ponte. Para quem deseja acompanhar de perto, a obra da Ponte de Guaratuba disponibiliza atualizações constantes no site pontedeguaratuba.pr.gov.br com câmeras ao vivo e no Instagram @pontedeguaratuba.oficial, onde são publicadas fotos, vídeos e informações técnicas sobre o avanço dos trabalhos.
“A nova ponte representa um marco para a região, prometendo melhorar significativamente a mobilidade entre Matinhos e Guaratuba, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local. Com o percentual atual de execução e o ritmo acelerado dos trabalhos finais, a entrega da obra se aproxima, trazendo expectativas positivas para moradores e visitantes do litoral paranaense”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
De acordo com Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do DER-PR, a “obra representa o trabalho de uma equipe técnica muito dedicada, muito envolvida e determinada a fazer dar certo. É um símbolo para o Paraná de que quando se tem vontade de fazer é possível que seja feito”, afirmou.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.