População pode contribuir com processo de reajuste da tarifa de ônibus da RMC; entenda

por Carol Machado
Com informações da AEN
Publicado em 13 jul 2022, às 15h36. Atualizado às 15h38.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) irá realizar a partir desta sexta-feira (15), e até o dia 13 de agosto, uma consulta pública para avaliar a metodologia de reajuste da tarifa do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Os cidadãos que tiverem interesse em participar da consulta pública podem acessar o site da Agepar. Qualquer pessoa independente de formação acadêmica ou exercício profissional, pode contribuir com sugestões e críticas.

Atualmente a metodologia utilizada é composta por dois índices, o IPC-br e o INPC, mas de acordo com a corporação este método não é suficiente para chegar a um valor que contemple a inflação do setor. A elaboração de uma nova metodologia de reajuste leva em conta o cenário econômico mundial atual e também os impactos da pandemia no setor. 

Após a consulta pública, as contribuições apresentadas pela população serão analisadas pela equipe da Agepar, que irá avaliar o que pode ser incorporado à metodologia que está sendo apresentada. Esse processo deve demorar aproximadamente 30 dias. 

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui