Apesar de ficarem 100 dias paralisados por conta das chuvas que atingiram o Estado, os portos do Paraná bateram recorde de movimentação no ano de 2012. Segundo o balanço parcial divulgado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), até a primeira quinzena de dezembro foram importados e exportados 44,7 milhões de toneladas. O montante gerado nos 12 meses foi de 44,6 milhões.
Além dos dias paralisados pelas chuvas, impasse nas definições dos projetos de ampliação e operações de dragagem prejudicaram o número durante o período. “Ultrapassar a marca de 2012 nos faz comemorar porque conseguimos isso apesar da chuva e das muitas dificuldades do câmbio. A expectativa de se movimentar quase dois milhões de toneladas de milho não se concretizou porque os preços não estavam adequados. Mas conseguimos aumentar a exportação do farelo de soja, por exemplo, que é uma carga importante”, explicou o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Apenas o Porto de Paranaguá, em 2013, exportou 5,3 milhões de toneladas de farelo de soja. Cerca de 100 mil toneladas a mais que o registrado no período de 2012. Já a movimentação de veículos cresceu mais de 100 mil unidades, passando para 324 mil no ano, em 2012 o número já superava em 20% a exportação de 2011. Para os fertilizantes, além de superarem a movimentação, o tempo de espera dos navios no porto foi reduzido em mais de 30%.