A forma mais comum de guardar dinheiro é por meio da caderneta de poupança, mais especificamente a poupança da Caixa Econômica Federal. Por muitos anos ela foi tida como a melhor forma de realizar aplicações financeiras. Hoje, mesmo com outras formas de investimento disponíveis, ainda assim ela é escolhida por 65% das pessoas que guardam dinheiro, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

Isso acontece porque, embora não tenha altos índices de rentabilidade, a caderneta de poupança ainda é uma forma segura de manter seu dinheiro. Além disso, a abertura de uma poupança da Caixa ou de qualquer outro banco costuma ser extremamente fácil e rápida, sem exigências e sem limite para idade. 

Quem pensa em guardar para ver o dinheiro render, no entanto, não tem ideia do que acontece na prática. Se uma pessoa tivesse aplicado R$ 10 mil em 2014, por exemplo, hoje ela teria R$ 3996,59. O problema é que, atualmente, o índice de rendimento da poupança está abaixo do da inflação, o que preocupa muitos brasileiros. 

Como funciona o rendimento da poupança

O rendimento das cadernetas de poupança está ligado à taxa Selic e à taxa básica de juros, também chamada de TR (Taxa Referencial). Quando a Selic ultrapassa os 8,5% ao ano, a poupança remunera por meio da regra 0,5% ao mês + TR. Quando a Selic é menor do que isso, então a remuneração da poupança passa a ser de 70% desta taxa + o valor da TR.

Outro fator importante é que a poupança rende todo o mês no dia de aniversário da aplicação, o que deve ser levado em conta na hora de pensar em sacar, principalmente no caso de altas quantias.

Como saber se a poupança vale a pena

Quem deseja manter as finanças em dia, mas não sabe se vale a pena guardar dinheiro na poupança, é importante pensar que ela deve ser utilizada com o objetivo de manter o valor a salvo, guardado. É indicado para quem tem uma reserva financeira e não gostaria de gastá-la ou que só busca uma forma segura de manter seu patrimônio até uma data específica

A poupança da Caixa e de outros não devem ser vistas instrumento de investimento e alta rentabilidade. Isso porque existem outras formas de ver o patrimônio aumentar, como o Tesouro Direto, por exemplo.