
Atenção para a mudança da data de cobrança no débito automático
O prazo para o pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 6% termina nesta sexta-feira (10). Também se encerra hoje o prazo para impugnação ou revisão de dados do tributo.
Os contribuintes que optaram pelo parcelamento poderão quitar o imposto em até dez vezes. Os vencimentos seguem um cronograma de acordo com o dígito da indicação fiscal e vão do dia 11 ao 15 de cada mês. As parcelas não podem ser inferiores a R$ 10,00.
Quem preferir pagar por meio de débito automático deve ficar atento, já que houve alteração da data da primeira parcela, do dia 20 para o dia 24 de fevereiro.
O número de imóveis isentos do imposto este ano é de 84.674. Trata-se de imóveis residenciais de até 70 metros quadrados, de padrão simples e valor venal de até R$ 140 mil.
Atraso
O atraso no pagamento do imposto resultará em incidência de juros de 1% ao mês ou fração, atualização monetária mensal, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e multa de 0,33 % ao dia, limitada a 10%.
Quem perder o prazo precisa tirar segunda via do documento pela internet, ou pessoalmente nos endereços de atendimento.