Depois de uma série de reajustes em tarifas e impostos, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) traz ao menos uma boa notícia para o bolso dos brasileiros. A partir do próximo dia 24 de fevereiro, as ligações locais e interurbanas de telefone fixo para celular ficarão mais baratas para o usuário.
Leia também:
MP aponta irregularidade no preço diferenciado da tarifa de ônibus em Curitiba
Sanepar quer reajustar conta de água em 12,5%
Conta de luz de fevereiro terá bandeira tarifária vermelha
As mudanças foram aprovadas nesta quinta-feira (05) Anatel e vão resultar em uma redução de 22% em média no valor das ligações de telefone fixo para móvel em que os DDDs são iguais. A redução é consequência da baixa nos valores de referência para tarifas de remuneração de redes móveis e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam elas locais ou interurbanas, feitas por clientes da Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel, e destinadas a qualquer operadora móvel do País.
A previsão é que as tarifas realizadas de telefones fixos da Oi, por exemplo, caiam em média R$ 0,07 o minuto.
Nas chamadas em que os DDDs dos telefones de origem e de destino da ligação têm apenas o primeiro dígito igual, DDDs 41 e 45, por exemplo, haverá queda média de 14%. Já nas ligações em que os primeiros dígitos dos DDDs dos telefones fixo e móvel são diferentes , como é o caso dos DDDs 41 e 24, a redução média será de 12%. Isso pode dignificar uma redução de até R$ 0,11 por minuto.