De acordo com o Dieese, alta em 2018 já é de 14,98% (Agência Brasil)

Preço do gás de cozinha registrou aumento de 14,91% em Curitiba

A Petrobras vai reajustar em 5% o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) industrial e comercial às distribuidoras, a partir de quinta-feira (20). O aumento de preço será entre 4,8% e 5,2%, dependendo do polo de suprimento, válido a partir de zero hora, nas unidades da petroleira.

Com o aumento, o preço praticado pela Petrobras está em cerca de 15% em relação ao praticado no mercado internacional, segundo o Sindigás. Atualmente, o preço do granel na Petrobras está 65,38% acima do valor do botijão P13 (até 13kg).

Preço do gás em Curitiba

De acordo com informações do Dieese, levantadas a pedido da produção do RIC Notícias, da RICTV, em Curitiba, de janeiro a agosto deste ano, o preço do gás de cozinha registrou aumento de 14,91% e, se considerarmos os últimos doze meses (set/2017 a ago/2018) a alta chega aos 22,14%.

Para a dona de casa Maria Santos Mirella, que faz pães e bolo para reforçar o orçamento doméstico, mais um reajuste vai pesar no bolso: “eu tenho que sair e procurar um lugar mais barato. Cheguei a pagar 80 reais o botijão”.