Realizado entre os dias 2 e 3 de julho, o Summit Governança 2025 da Central Sicredi reuniu presidentes, diretores e conselheiros de administração e fiscais das cooperativas de crédito e investimento que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro
Aumento de impostos também recebeu críticas de Dasenbrock. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em entrevista aos jornalistas Manuella Niclewicz, Beatriz Frehner e Karlos Kohlbach do Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Curitiba, o presidente da Central Sicredi do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, Manfred Dasenbrock, destacou a importância das discussões realizadas no evento.

“Então procuramos elevar a régua desse Summit para que esse colegiado volte para sua base e dialogue as ações do próximo ano, sempre com os pés no chão e responsabilidade, buscando o que pode agregar. Quando estamos todos juntos, conseguimos criar um movimento positivo”, explicou.

O evento contou com a presença de palestrantes como o ex-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Roberto Rodrigues, da Superintendente no Sistema OCB, Tânia Zanella, da Chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (DEORF) do Banco Central do Brasil, Carolina Pancotto Bohre, e do CEO do Rock in Rio e do The Town, Luis Justo.

Evento reforçou importância da presença da mulher e dos jovens para o futuro das cooperativas

Além dos palestrantes, o Summit Governança da Central Sicredi também foi palco de discussões sobre a importância da presença da mulher e dos jovens para o futuro das cooperativas. Lideranças desses grupos que já fazem parte dos conselhos das cooperativas contaram ao público presente sobre a importância desse segmento.

“Nós também colocamos no palco jovens que integram os conselhos das cooperativas. Nós acreditamos na plenitude do empreendimento a partir da formação da liderança jovem. Porque são eles que vão atrair os demais. Também tivemos paineis interessantes com mulheres empreendedoras e líderes, que integram os nossos conselhos”, prosseguiu Dasenbrock.

Durante o evento foi anunciado que a conselheira da Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ, Rosemary Camargo, levará a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, evento que acontecerá entre os dias 14 e 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia.

Dasenbrock ainda frisou a importância do trabalho da Central Sicredi para o fortalecimento do sistema cooperativista.

“Nós somos formados por 31 cooperativas. Todas regionais, com presidente, diretoria-executiva e um conselho de administração e fiscal. Esse evento reuniu 520 líderes e debatemos sobre como as cooperativas constroem um mundo melhor. E como constrói? Formando gente, capacitando gente. Todas as lideranças são alinhadas com o sistema cooperativista”, finalizou.

O Sicredi conta atualmente com mais de 9 milhões de associados, marcando presença com 2,9 mil agências em todos os estados brasileiros.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.