O final do ano já está muito próximo e para quem ainda não está com o corpo que gostaria, cada dia é uma nova chance, inclusive para o Projeto Verão. Nessa batalha quem vê o movimento subir consideravelmente são as academias. Segundo levantamento da Tecnofit, empresa que faz o sistema de gestão de espaços fitness, de julho a novembro cresceu em 11% o número de alunos matriculados.
Nos boxes de crossfit, modalidade que está muito procurada, a alta foi um pouco maior no mesmo período, de 13%.
Projeto Verão
O levantamento da Tecnofit foi realizado com 2000 academias e box de crossfit. Anderson Cichon, CTO da startup, conta que ano após ano esses são movimentos que sempre se repetem. “A tendência sempre é essa: de aumento no número de alunos com a chegada do verão. Nosso objetivo, como empresa que trabalha com negócios fitness é ajudar para que esse movimento seja constante”, conta.
“A gente observa realmente uma sazonalidade muito grande nas academias. De modo geral sentimos uma queda grande no inverno e uma recuperação grande na entrada do verão. A partir de setembro já conseguimos ver uma melhora expressiva de novos alunos”, confirma Viktor Guilherme de Lima Rossa, proprietário da rede de academias Ph.d Sports que tem 25 unidades em Curitiba.
Viktor ainda conta que o grande desafio é manter esses novos alunos para o próximo ano. “Apesar da sazonalidade, nós, gestores de academias, procuramos sempre fazer uma gestão eficiente e trazer bons artifícios para manter esses alunos durante todo o ano”, afirma.
Sobre a Tecnofit
A ideia da Tecnofit surgiu quando Anderson Cichon recebeu, em 2006, a demanda para criar um sistema que auxiliasse na gestão de professores e alunos de academia sem o uso de papéis. Há treze anos, o sistema offline que o programador desenvolveu foi o ideal para que a semente fosse plantada e a ideia desenvolvida. Dez anos depois, em 2016, surgiu a Tecnofit trazendo soluções em gestão para todos as modalidades do universo fitness, como Academia, CrossFit, Studio, Escolas de dança e natação, Personal Trainer, entre outras, mas dessa vez, totalmente online.
E foi Antonio Maganhotte Junior, co-fundador e sócio do EBANX (empresa líder no mercado de soluções de pagamento cross border na América Latina) que ajudou a fazer a Tecnofit decolar. Ele conheceu o projeto ao trabalhar junto com Cichon e logo resolveu investir. A Tecnofit atendeu tão assertivamente um nicho de mercado que em pouco tempo eles já receberam destaque e ganharam holofotes. A empresa foi selecionada pelo fundo de investimento da Hi.Capital e, além da mentoria, recebeu um aporte de R$ 500 mil. Um outro grupo de anjos fez novo investimento em 2018 de R$ 2,4 milhões. No mesmo ano a Tecnofit passou por mentoria do programa Scale-up da Endeavor, a maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto.
O primeiro produto lançado pela Tecnofit foi o sistema de gestão 100% online. Com ele o gestor controla diversas áreas como financeiro, vendas, relacionamento, programa fidelidade, agenda de turmas, fichas de treinos e muitas outras funcionalidades. Aliado a ele existe também o aplicativo Tecnofit Gestão, que complementa a administração do negócio com total mobilidade, e também o aplicativo Tecnofit destinado para o aluno, que controla ficha de exercícios, avaliação física, resultados, check-in nas aulas, contratos e renovação de planos.
Depois desses produtos a evolução foi consequência. Vieram então os aplicativos Tecnofit Box, voltado para alunos de CrossFit; e o Personal, feito para a gestão e controle dos personal trainers.