Propaganda enganosa e atraso na entrega lideram reclamações na Black Friday
A propaganda enganosa é o principal motivo de reclamações durante esta Black Friday, segundo o site Reclame Aqui. Entre os registros, 16,94% possuem essa motivação. O atraso na entrega também é um dos principais problemas, presente em 16,58% das reclamações.
Leia também:
- Celulares, TV e máquina de lavar são os itens mais procurados na Black Friday; confira
- Procon faz orientações aos consumidores sobre a Black Friday nesta sexta (25)
O balanço considera os registros das 12 horas do dia 23 às 6 horas desta sexta-feira, 25, data oficial do evento.
Há também uma parcela dos consumidores que reclamam de produtos não recebidos (14,8%), problemas no estorno do valor (8,42%) e problemas na finalização da compra (5,49%).
Desde o início do monitoramento do Reclame Aqui, os consumidores já registraram 5.447 reclamações. No mesmo período de análise em 2021, foram recebidas 5.678 reclamações na Black Friday.
A pequena diferença nessas primeiras horas de evento, de 4%, pode ser explicada pelas atenções divididas com os jogos da Copa do Mundo, aponta o site.
Lojas
A empresa com mais reclamações no site até às 6 horas desta sexta-feira foi a Magazine Luiza, com 248 registros. Em seguida estão Amazon, com 128, e Casas Bahia, com 113. Shopee e Americanas estão em quarto e em quinto lugar das lojas com mais reclamações, com 93 e 91 registros, respectivamente.
(Por Jessica Skroch / Estadão Conteúdo)