Projeto pretende alterar a regulamentação da exploração de publicidade nos ônibus de Curitiba, podendo incluí-las em laterais, parte traseira e demais locais aptos do veículo, exceto janelas e vidros laterais. A iniciativa é do vereador Paulo Rink (PPS).

Para Rink, se aprovado, o projeto terá o aspecto positivo de “diminuir os custos do sistema através de aporte de valor proveniente da permissão de utilização de espaço para publicidade”.

O vereador esclarece que o projeto visa organizar e tornar transparente o processo de exploração de publicidade no sistema de transporte coletivo de Curitiba, cabendo à empresa Urbanização de Curitiba (Urbs) executar o procedimento licitatório que terá validade de um ano, e cujo valor arrecadado será revertido em prol do serviço de transporte coletivo público de passageiros de Curitiba como receita operacional não fixa, a ser considerada na determinação do valor das tarifas.

Conforme o projeto de lei, os custos de implantação, manutenção, administração, gerenciamento e, quaisquer outros, para a utilização das áreas para exploração de publicidade correrão por conta da empresa ganhadora da licitação. Portanto, os valores dados em lance tidos como líquidos para ser revertido em prol do serviço de transporte coletivo público de passageiros de Curitiba.