Uma pesquisa realizada pela ferramenta on-line Expatistan, que analisou quase duas mil cidades em todo o mundo, colocou a capital paranaense entre as 200 mais caras para se viver. Curitiba aparece na 153ª posição do ranking. Entre as capitais brasileiras, no entanto, a cidade está entre as que têm o custo de vida mais baixo, sendo mais cara apenas do que as nordestinas Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Leia também: Cresce procura por intercâmbios entre adolescentes brasileiros 

A capital que tem o custo de vida mais elevado no Brasil é o Rio de Janeiro, 91ª mais cara do mundo. Em seguida aparece São Paulo, 2ª mais cara do País e 98ª do mundo. Estas duas capitais  têm custo de vida que pode ser comparado ao de cidades europeias como Berlim, Barcelona e Madri. Curitiba é 27% mais barata do que o Rio de Janeiro e 25% mais barata do que São Paulo.

O lugar mais caro para morar em todo o mundo é o paraíso caribenhos das Ilhas Cayman, onde o custo de vida é 85% maior do que no Rio de Janeiro, por exemplo. A 2ª mais cara do mundo é Londres, a 3ª Hong Kong e a 4ª é Zurique, na Suíça.

O ranking da Expatistan é construído a partir de dados fornecidos pelos internautas, que informam o custo de produtos e serviços em cada cidade. A ferramenta é utilizada principalmente por expatriados e turistas na comparação de preços antes de embarcarem em uma viagem.