O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), deve anunciar nesta quarta-feira (20) a redução na alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado. A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Karlos Kohlbach, do Blog Politicamente.

Carros em avenida no Paraná; Ratinho Jr. deve anunciar redução na alíquota do IPVA
Apenas o ICMS presta maior arrecadação que o IPVA ao Governo do Paraná. (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

Essa redução valeria a partir de 2026 e atualmente incide em 3,5% sobre valor venal de carros e motos, além de 1% para ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular (GNV).

A arrecadação com o IPVA é uma das principais fontes de receita do Governo do Paraná, com R$ 5 bilhões arrecadados até junho deste ano. Ao todo, mais de 4 milhões de veículos já foram tributados neste ano.

Entre os impostos recolhidos pelo Governo do Paraná, apenas o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tem um impacto maior aos cofres estaduais.

Mas a arrecadação do IPVA ela é fracionada. 40% desse montante é destinado aos municípios, 20% para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e os outros 40% utilizados pela investimentos do Governo do Paraná.

Em 2024, o Governo do Paraná já havia isentado o pagamento do IPVA para motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas. Também ficaram livres desse imposto os veículos movidos 100% a hidrogênio, além de caminhões, ônibus e micro-ônibus movidos exclusivamente a gás natural, inclusive biometano.

Redução na alíquota do IPVA vem em momento de alta popularidade para Ratinho Jr.

Ratinho Junior tem aprovação da maioria dos curitibanos
Ratinho Jr é cotado como um dos candidatos a presidente em 2026 (Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

Pesquisa Futura/APEX Partners divulgada na última sexta-feira (15) mostrou que mais da metade dos paranaense aprova a gestão do governador Ratinho Jr.

Ratinho Jr. conta com o apoio dos entrevistados. 78,6% dessas pessoas aprovam o segundo mandato do governador, enquanto 16,8% desaprova e 4,6% não souberam ou não responderam.

Em uma possível disputa presidencial, Ratinho Jr. também conta com o apoio dos paranaenses em um duelo contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa mostrou vitória do governador do Paraná em primeiro e segundo turno.

Cenário – 1º Turno

  • Ratinho Jr. (PSD) – 63,6%;
  • Lula (PT) – 21,2%;
  • Ronald Caiado (UNIÃO) – 5,6%;
  • Ninguém/Branco/Nulo – 7,5%;
  • NS/NR/Indeciso – 2,1%.

Cenário – 2º Turno

  • Ratinho Jr. (PSD) – 69,5%;
  • Lula (PT) – 22,7%;
  • Ninguém/Branco/Nulo – 7%;
  • NS/NR/Indeciso – 0,8%.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa APEX Partners entrevistou pelo CATI (entrevista telefônica assistido por computador) 800 eleitores do Paraná, com 16 anos o mais, entre os dias 1º e 5 de agosto. O índice de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.