Para quem já realizou a declaração do Imposto de Renda (IRPF) 2025, a dúvida que fica é de quando o pagamento da restituição acontecerá. Bom, o calendário oficial foi divulgado na manhã desta segunda-feira (19). O valor que será enviado aos contribuintes será organizado em cinco lotes; confira a lista de prioridade e as datas previstas.

Com prazo das declarações iniciado em 17 de março, a data limite se aproxima para os cidadãos que ainda não enviaram. O último dia para preencher o IRPF acontece no próximo dia 30 de maio. O programa para os brasileiros fazerem a declaração está disponível para download. Também é essencial lembrar que entre as consequências para o contribuinte que não enviar os documentos estão multas, restrição no CPF, inscrição na dívida ativa e prisão.
Os brasileiros que estão esperando o pagamento da restituição já podem marcar as datas anunciadas pelo governo. O início para a modalidade está previsto para 30 de maio, mas não serão todos que conseguirão receber o valor neste dia. Os lotes serão estendidos até setembro, seguindo a lista de prioridades.
Datas dos lotes da restituição
- 30 de maio;
- 30 de junho;
- 31 de julho;
- 20 de agosto;
- 30 de setembro.
Lista de prioridade IRPF 2025
Entre os cidadãos brasileiros com elevadas chances para receber a restituição do Imposto de Renda de 2025, estão:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- Participantes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Cidadãos que escolheram a declaração pré-preenchida e, simultaneamente, optaram por receber a restituição via PIX;
- Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via PIX.
Como saber o valor do pagamento?
Sem data exata para cada brasileiro, o valor estimado, no entanto, é informado automaticamente no período do envio da declaração pelo programa da Receita Federal com base nos dados preenchidos.
Para informações dos valores e lotes, basta acessar o site oficial da Receita, clicar na página “Meu Imposto de Renda” e em seguida entrar em “Consultar a Restituição“. O status “em fila de restituição” indica que a restituição foi confirmada e o valor será liberado em um dos lotes.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.