Retomada da economia: saiba a melhor forma de adquirir um consórcio

Publicado em 16 nov 2021, às 15h18.

O mercado de consórcios no Brasil nunca esteve tão vivo. Segundo os dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o setor dos consórcios, como um todo, cresceu 18,3% entre janeiro e setembro de 2021, em comparação com o ano passado. A atividade existe há mais de 60 anos no país, porém, o segmento ainda gera muitas dúvidas e incertezas para os consumidores.

A dica para o consumidor é: antes de adquirir um consórcio, é fundamental saber todos os pontos para decidir se é de fato a melhor opção para ele.

“Mesmo sendo uma prática bastante difundida, é comum que as pessoas ainda tenham muitas dúvidas a respeito do consórcio e como ele funciona. Por isso, antes de adquirir, é preciso entender todos os aspectos para saber se é o melhor momento para isso ou até se o consórcio é a opção mais adequada”,

explica Fernando Lamounier, diretor da Multimarcas Consórcios.

Para sanar as dúvidas mais frequentes dos consumidores, Fernando Lamounier, listou cinco dicas ‘chave’. Confira!

1 – Consórcio é um planejamento financeiro

Atualmente os consórcios são vistos como uma forma de planejamento financeiro, em que há a necessidade de se organizar para conquistar aquele bem ou serviço. No consórcio, também há a possibilidade da realização de lances, que são uma forma de antecipar a aquisição. A dica de Fernando Lamounier é a necessidade de organizar as finanças para que se torne mais fácil a aquisição do bem ou serviço de forma adequada, evitando endividamentos.

2 – É preciso pensar no futuro

Quando falamos em consórcios pensamos em um sonho que poderá ser realizado no futuro. Então, não acredite em propostas mágicas e mirabolantes, que dizem que falam em contemplação no mesmo momento em que realizou a aquisição de uma cota.

“O consórcio é um planejamento, é algo que virá a partir dos prazos pré-estabelecidos. Não existe contemplação antecipada, e esse é um sinal de alerta. Porém, há a possibilidade de contemplação de outras formas, como é o caso dos sorteios ou realização de lances. Para tudo isso, é importante entender o contrato no momento da aquisição da sua cota”,

explica Fernando.

3 – Se prepare para os lances

É importante se preparar e manter uma reserva monetária para a realização dos lances. Essa é uma maneira eficaz de conquistar o bem antecipadamente, principalmente quando não ocorre a contemplação por meio dos sorteios. Para isso, é importante estar atento às datas do contrato e se preparar financeiramente para adquirir o bem ou serviço.

4 – Regularidade das parcelas

Em pesquisa, a Febraban revelou que 69% dos brasileiros gastam mais do que ganham, por este motivo, buscar adequar o orçamento considerando os gastos com o consórcio é uma dica valiosa. Existem muitos benefícios nos consórcios para aqueles que conseguem manter o pagamento regular das parcelas, então, é importante a consistência no pagamento mensal. Além disso, vale dizer que só poderá dar lances quem estiver com as parcelas em dia.

5 – O consórcio é para todos
Ainda existe um estigma que os consórcios são apenas para pessoas com idades mais avançadas, mas na realidade isso não existe. O consórcio é um segmento que pode beneficiar todos e o que vale é buscar o que mais se adequa para você. Pretende adquirir um carro ou uma moto? Busca dar um upgrade em seu computador gamer? Existem consórcios para todos os setores e idades.