Caso seja o projeto para a criação do auxílio-creche seja aprovado, mães de crianças entre 0 e 3 anos que aguardam nas filas de espera das creches de Curitiba poderão receber um auxílio financeiro de R$350 por filho, enquanto não abrirem vagas. Segundo o autor da proposta, vereador Cacá Pereira (PSDC), o objetivo é “diminuir os problemas decorrentes da falta de vagas nas creches em Curitiba”.

O “auxílio-creche” atenderia as famílias em situação de vulnerabilidade sócio-econômica que não encontrem vagas para crianças nas creches públicas (CMEIs). “Ajudaria estas famílias a custear temporariamente eventuais gastos com creches particulares, entre outros”, defendeu Cacá.

Segundo ele, um estudo do Banco Mundial revela que apenas 18% das crianças brasileiras têm acesso às vagas em creches, apesar do direito ser previsto pelo artigo 211 da Constituição Federal e outras leis. “Muitas mães têm prejuízos na composição do orçamento familiar doméstico por não ter onde deixar seus filhos, daí a razão do auxílio financeiro”, argumenta o vereador.