De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgada pela Fecomércio PR, a intenção de consumo das famílias paranaenses se mantém estável em setembro, indicando um cenário favorável para o mercado. Esta tendência de comprar mais está intimamente relacionada à segurança no emprego.

Os dados revelam que 59% dos paranaenses de classes A e B estão se sentindo mais seguros com o emprego atual e que 48,7% acreditam melhorar profissionalmente nos próximos seis meses. O acesso à especialização e segurança financeira proveniente de outros recursos, como investimentos e bens, são fatores principais para influenciar os números, contribuindo para que esses profissionais não se sintam ameaçados.

Apesar de o número ser menor, nas classes média e baixa a tendência não é diferente. 51,5% estão se sentindo mais seguros com o emprego atual, e 43,3% consideram a possibilidade de uma melhora no emprego nos meses subsequentes.

Os dados indicam que o consumidor está mais consciente, optando por quitar as dívidas antigas e não realizar novos créditos. De maneira geral, 69,4% dos paranaenses acreditam que o crédito está mais acessível do que no ano passado.