Criação de CPI do Transporte Público foi confirmada pela Secretaria-geral da Mesa do Senado, nesta sexta-feira (13), para investigar os altos valores de tarifa do transporte público no país e avaliar quais medidas serão tomadas.
Até as 23h59 desta quinta-feira (12), prazo final para a confirmação dos apoios, foram retiradas 14 das 40 assinaturas que constavam inicialmente do requerimento apresentado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), o que inviabilizaria a criação. No entanto, outras duas assinaturas foram apresentadas a cinco minutos do prazo fatal.
Requião ainda destacou irregularidades que dificultam a avaliação correta entre as despesas e as taxas do transporte, como a falta de publicidade das planilhas de custos, falhas na administração de contratos e vícios em processos licitatórios que impedem concorrência.
“Pretendo com essa CPI, antes de tudo, fazer valer o direito do cidadão usuário de ônibus urbanos a receber do Parlamento o efetivo serviço de fiscalização dos processos de contratação, condução, definição de tarifas e concessão de subsídios”, afirmou o senador.