Conhecer a empresa que será contratada é a melhor maneira de evitar prejuízos financeiros e frustrações futuras. Pensando nisso, a Serasa desenvolveu um produto para que o consumidor possa consultar o CNPJ da loja antes de fechar algum negócio, pensando em aproveitar as diversas promoções e descontos que ocorrerm no período do Black Friday. Por meio do site www.voceconsultaempresas.com.br, o cidadão poderá realizar uma verificação prévia sobre a empresa e ter acesso a informações como a situação do CNPJ da empresa, razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada. O serviço é totalmente gratuito e começa a operar a partir da meia-noite desta quinta-feira (28) até o próximo domingo (1).
“É uma ferramenta a mais que o consumidor tem para não cair nas ações dos golpistas”, diz a superintende de Serviços ao Consumidor, Maria Zanforlin.
“Da mesma forma que as companhias avaliam informações cadastrais e referências de seus compradores, os consumidores precisam saber quem é o prestador de serviços.”
Segundo a executiva, o conhecimento é fundamental, principalmente quando há necessidade de desembolso antecipado, como nos casos de compras online, pacotes de viagem, contratação de buffets, organização de eventos, serviços de filmagens, fotografias etc.
Para obter o serviço, basta clicar em www.voceconsultaempresas.com.br e digitar o CNPJ da empresa que quer consultar. Você encontra essa informação no rodapé do site de cada empresa ou nas seções quem somos ou fale conosco.
Desde maio deste ano, o decreto federal 7.962/13, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor, obriga as lojas virtuais a exibirem em suas páginas na internet dados como nome, endereço e CNPJ. O serviço será fornecido gratuitamente apenas durante o final de semana da Black Friday.