O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, com cerca de 209 milhões de bovinos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a atividade pecuária é responsável por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agrícola. Mas apesar dessa importância os níveis de produtividade no País estão abaixo da real potencialidade, se comparado com outros países. Os Estados Unidos, por exemplo, consegue produzir quatro vezes mais carne com um rebanho menor que o Brasil. E grande parte desses resultados passa pela gestão do negócio.
E é com foco nesse modelo que a JetBov vem trabalhando e garantindo resultados para pequenos e médios produtores. Ela desenvolveu um sistema que é pioneiro no Brasil voltado para a bovinocultura de corte que permite ao produtor, de forma simples e prática, gerenciar toda a atividade da fazenda, com padronização e qualidade no processo, e ainda cuidando de todos os custos envolvidos na produção.
“Através do celular ou tablet o produtor pode acessar as informações que são relevantes para o seu negócio e acompanhar todos os indicadores, desde o ganho de peso do animal, vacinas e gestão do rebanho”, explica o diretor executivo da JetBov, Xisto Alves.
O sistema, muito semelhante a um aplicativo, tem como diferencial o que há de mais moderno em tecnologia de armazenamento de dados – cloud storage ou armazenamento em nuvem – que disponibiliza a informação a qualquer momento e lugar, bastando para isso ter o acesso à internet. Outro diferencial é que ele não exige pagamento de licença e investimento em instalação.