Sustentabilidade: Água em lata ganha destaque no mercado do país
Com o crescente movimento para a redução de plásticos no meio ambiente, junto ao fato do Brasil ser recordista mundial na reciclagem e reaproveitamento de latas de alumínio, o mercado de água em lata tem crescido no país.
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A área tem atraído investidores, como exemplo o caso do surfista Pedro Scooby, que se tornou sócio de uma marca nacional que comercializa a bebida em latas de alumínio.
O mercado de alumínio no país tem como vantagem a grande circularidade das latinhas produzidas. Segundo a Abralatas (Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alumínio), mais de 98% das latas de alumínio produzidas no país são reaproveitadas, índice que faz do setor de latas de alumínio no Brasil o maior reciclador do planeta há mais de 15 anos, conforme dados.
A integração entre fabricantes, fornecedores, cooperativas e recicladores tem sido essencial para que a circularidade seja de quase 100% das latas no país.
O Instituto Internacional do Alumínio (IAI) comparou o reaproveitamento das latas com as garrafas PET e vidro. O estudo apontou reaproveitamento de 70% das latas, muito acima do reaproveitamento das garrafas PET (40%) e do vidro (34%). A pesquisa analisou os mercados do Brasil, Japão, China, Estados Unidos e todo o continente europeu.
Benefícios ao meio ambiente
O mercado de lata de alumínio apresenta resultados positivos no quesito sustentabilidade. Quando descartada corretamente, a lata pode voltar a ser consumida em 60 dias. O grande reaproveitamento da lata traz benefícios diretos ao planeta com a redução de resíduos descartados.
Além disso, o consumo de água na indústria para a produção da lata de alumínio pode ser seis vezes menor em comparação a outros tipos de embalagem, segundo informou o Sebrae, com menor consumo de energia.