O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (20), a retirada das tarifas de exportação aos produtos brasileiros. Itens como café, carne e madeira eram taxados em 40% ao serem importados do Brasil.

Trump citou em ordem executiva que a decisão de retirar as tarifas foi motivada após conversa telefônica com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em 26 de outubro, os dois presidentes se encontraram na Malásia. Na época, Lula e Trump classificaram a reunião como “ótima e satisfatória”.
“Eles podem oferecer muito, nós podemos oferecer muito. E isso é bom para os dois países”, afirmou Trump.
O que são as tarifas aplicadas pelos EUA contra as exportações do Brasil?

Desde 1º de agosto, os EUA colocaram em práticas tarifas de 50% nas exportações em diversos itens do Brasil. Setores como o florestal tiveram grande retração nos embarques aos norte-americanos.
Mesmo com essa decisão, Donald Trump isentou centenas de produtos do Brasil dessa tarifa. A lista contém cerca de 700 itens de itens de setores como agronegócio, mineração, florestal, automotivo e aviação.
A lista completa com os produtos isentados, bem como o decreto na íntegra assinado por Trump, está disponível neste link.
*com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.