Turista do Natal movimenta comércio e aumenta ocupação de hotéis em 40%
A programação gratuita natalina de Curitiba atraiu turistas para a capital paranaense e impulsionou o comércio da região. Ainda, o setor de hotelaria observou um crescimento da taxa de ocupação dos estabelecimentos neste fim de ano, que subiu de 50%, em média, nos meses anteriores, para os 70% em dezembro, um crescimento de 40%. O aumento ocorre, principalmente, nos fins de semana.
De acordo com Jonel Chede Filho, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (Seha), a programação de fim de ano beneficia fortemente o turismo na capital. “O Natal de Curitiba tem aumentado a movimentação e ocupação em hotéis. Nos fins de semana, a ocupação chega a 70%”, revela ele.
Permanência maior
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, lembra que, desde o início da programação natalina, em 2017, o tempo de permanência de turistas vem aumentando em Curitiba no fim do ano. “Em 2019, essa permanência média passou de dois para quatro dias, movimentando ainda mais os setores de hotelaria, alimentação, transporte e comércio da capital”, frisa.
Tatiana espera que a programação de 2021 supere o número de expectadores de 2019, quando 700 mil pessoas acompanharam as atrações. Deste total, 100 mil eram turistas. “A cada real investido pela Prefeitura na programação, estima-se que o retorno dos turistas seja de R$ 37 no comércio e serviços”, acrescenta a presidente do Instituto Municipal de Turismo.