Clientes reclamaram que descontos não eram aplicados no caixa. Houve tumulto na hora dos pagamentos e lojas fecharam mais cedo

Com o anúncio de fechamento de supermercados das bandeiras Mercadorama e Big no Sul do País, feito pela rede Walmart na última semana de 2015, as lojas que encerram as atividades nesta quarta-feira (30) fizeram grandes promoções com descontos de até 50% em alguns produtos.

Leia também:

Confira dicas para ceias saudáveis e sem excessos

A notícia das promoções se espalhou e muitos clientes correram para as lojas para tentar garantir a ceia do réveillon por um preço melhor, mas acabaram dando com a cara na porta. “Minha vizinha me avisou e eu vim ver se era verdade, mas não estão mais deixando entrar. Disseram que tem muita gente nos caixas”, lamentou a desempregada Maria das Graças em frente ao Mercadorama do Centro Cívico, em Curitiba.

Quem conseguiu encontrar as lojas abertas garantiu uma boa economia com produtos perecíveis como frutas, verduras, carnes e congelados. A fonoaudióloga Monique Cassaroti não sabia da promoção, e foi ao mercado apenas para as compras de última hora da ceia de ano novo. “Valeu muito a pena. Comprei frutas por R$ 1 o quilo e panetones por R$ 3″, disse.

As promoções de encerramento causaram confusão e pelo menos três lojas do Mercadorama fecharam as portas mais cedo na capital. Além da unidade do Centro Cívico, o Mercadorama do Tarumã e do Bigorrilho, também encerraram as atividades antes do previsto. As lojas deveriam fechar as portas apenas às 17h, mas por causa do tumulto gerado pelos descontos, os gerentes anteciparam o fechamento para às 15h30, aproximadamente.

No início da tarde, havia fila de carros na Avenida Victor Ferreira do Amaral. Clientes atraídos pelos grandes descontos saíam do supermercado carregados de sacolas. No Mercadorama do Bigorrilho, prateleiras vazias principalmente no setor de carnes. Alguns clientes discutiram entre si por causa de produtos. Já na unidade do Centro Cívico houve tumulto nos caixas e consumidores reclamaram que os descontos anunciados não estariam sendo aplicados na hora de pagar os produtos. Houve gente afirmando que o mercado estaria vendendo carne estragada na promoção, mas a informação não foi confirmada.

Funcionários explicaram que a promoção não era para toda a loja. “As pessoas queriam levar tudo com desconto, mas não era a loja inteira que estava em promoção, só alimentos perecíveis”, disse um operador de caixa que pediu para não ter o nome divulgado. O gerente da unidade fechou as portas por volta das 15h30 e colocou na porta a placa da rede Walmart informando que aquela loja encerrou as atividades e agradecendo a compreensão.

A assessoria de imprensa do Walmart ainda não retornou os contatos da redação para comentar o encerramento antecipado e a confusão nos preços dos produtos. Veja a reportagem abaixo:

Cerca de 30 lojas da rede Walmart devem fechar na Região Sul

Pelo menos cinco lojas do Mercadorama serão fechadas em Curitiba nesta quarta-feira (confira a lista abaixo). A rede Walmart não confirmou o total de lojas que serão fechadas no País, mas só na Região Sul a expectativa é que pelo menos 30 unidades de várias bandeiras devem encerrar as atividades nesta quarta-feira.

Em nota enviada à imprensa, o grupo informa apenas que os “pontos de venda com baixo desempenho” irão fechar as portas. O jornal Gazeta do Povo apurou que as unidades do Mercadorama do Centro Cívico, Seminário, Tarumã, Bigorrilho e Tiradentes, em Curitiba, estão entre as lojas que serão fechadas.

No interior, alguns jornais afirmaram que o Mercadorama de Umuarama, na região noroeste, o Big de Toledo, no oeste, o Big de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o Big de Maringá e o Maxxi Atacado de Londrina, no Norte, também devem fechar.

Os funcionários foram informados sobre o fechamento das unidades na última segunda-feira (28). A empresa afirmou que eles serão realocados em outras unidades ou terão ajuda para se reinserir no mercado de trabalho. As gerências de cada loja já estão chamando os trabalhadores para verificar quem deseja continuar na empresa e quem prefere ser desligado. Muitos estão apreensivos com o futuro, pois acreditam que serão demitidos de qualquer jeito.

Para o presidente regional da Associação Paranaense de Supermercados, Maurício Bendixen, o fechamento das unidades representa grandes prejuízos para a economia local, mas segundo a Apras, a situação do Walmart é um caso isolado. “Os supermercados, assim como outros setores, enfrentam uma queda no faturamento, mas não ao ponto de fechar portas e pontos de trabalho”, disse Bendixen.

Confira abaixo a lista de algumas das lojas que terão as atividades encerradas em 2015:

  • Mercadorama Centro Cívico – Rua Mateus Lemes, 1844, Curitiba
  • Mercadorama Seminário – Avenida Nossa Senhora Aparecida, 582, Curitiba
  • Mercadorama Bigorrilho – R. Des. Otávio do Amaral, 576, Curitiba
  • Mercadorama Tarumã – Avenida Victor Ferreira do Amaral, 816, Curitiba
  • Mercadorama Tiradentes – Praça Tiradentes, Centro, 321, Curitib
  • Mercadorama Umuarama – Avenida Londrina, 3464, Umuarama
  • Big Toledo – Avenida Maripá, Vila Brasil, Toledo
  • Big Ponta Grossa – Avenida General Carlos Cavalcanti, 22, Ponta Grossa
  • Big Catuai – Avenida Colombo, 9161, Maringá
  • Maxxi Atacado – Avenida Saul Elkind, Londrina