A ação “Varejo Inteligente”, lançada nesta quinta-feira, 2, é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Maringá, ACIM e Sivamar para fortalecer o varejo capacitando os empresários para expandir os negócios neste momento de pandemia. A intenção é ajudar os comerciantes a conseguirem mais clientes e aumentarem o faturamento mesmo em meio a crise. A maior parte das ações deve ocorrer de forma online. Qualquer comerciante do varejo pode participar. Segundo o gerente regional do Sebrae, Wendell Gussoni, um núcleo com foco em inovação deve ser criado para ajudar a movimentar o ecossistema de negócios do comércio na cidade.

Uma pesquisa revelou que 79% de 174 comerciantes da cidade perderam faturamento, por isso, a principal proposta do “Varejo Inteligente” é de transformação digital do comércio frente às mudanças no padrão de consumo que foram aceleradas com a pandemia. “A ideia é possibilitar o acesso a novos mercados e fortalecer aqueles em que já há atuação. Que os comerciantes possam implementar inovações tecnológicas ou incrementais, com foco no cliente. O modelo que será replicado no Paraná”, diz. O projeto prevê parcerias com empresas locais que ofereçam soluções tecnológicas, pesquisa com o consumidor, ação de cliente oculto presencial e virtual, entre outras ações. 

 Wendell Gussoni, gerente regional do Sebrae/PR, assinou pacto pelo programa Varejo Inteligente.  Foto: Walter Fernandes
Wendell Gussoni, gerente regional do Sebrae/PR, assinou pacto pelo programa.  Foto: Walter Fernandes

O programa “Varejo Inteligente”estabelece uma maneira concreta de preparar as empresas para as tendências. “O cenário, que antes da pandemia era de otimismo, agora é preocupante. Mas algumas empresas conseguiram crescer em faturamento no período, aproveitando oportunidades e aplicando no dia a dia”, ressalta o presidente da Associação Comercial, Michel Felippe Soares. Já Alii Wardani, presidente do Sindicato do Comércio Varejista destaca que será uma oportunidade de reaprender. “Esperamos que a oferta desse apoio amplo funcione como uma injeção de ânimo para o varejista. É hora de aprender de novo a atender o cliente.”

Já estão disponíveis capacitações sobre tendências e tecnologias via Varejo Digital, abertas a qualquer empresa do comércio de bens, serviços e turismo, com novos conteúdos a cada dez dias. A partir da próxima segunda-feira (6), outras capacitações serão disponibilizadas no site Maringá Entrega.