Foi o pior desempenho desde o início da série histórica, em 2007. (Foto: AEN)

Somente em São Paulo, a queda nas vendas foi de 11,6%

A recessão econômica teve forte influência negativa nas
vendas do comércio na Páscoa, que recuaram neste ano ante o mesmo período de
2015. Conforme o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa
2016, durante a semana da data, entre os dias 21 a 27 de março, as vendas no
País recuaram 9,6% na comparação com a mesma semana do ano passado (30 de março
a 5 de abril). 

Foi o pior desempenho desde o início da série histórica, em 2007. Somente em
São Paulo, a queda foi de 11,6%. 

A Serasa ainda apurou que no final de semana do feriado (25 a 27 de março) as
vendas no País diminuíram 9,9% frente ao período equivalente de 2015 (3 a 5 de
abril). No Estado de São Paulo, a queda foi de 8,4%. 

Levantamento da Boa Vista SCPC também mostra retração das vendas no período no
Brasil pelo segundo ano consecutivo, os únicos da série histórica, que começou
em 2008. Em 2016, a queda foi de 5 8% enquanto em 2015 ela foi menos intensa
(-0,3%). 

Os especialistas de ambas as empresas explicam que a crise atual faz com que o
desemprego se acentue e que o poder de compra dos consumidores diminua.