Vereadores de Curitiba analisam reajuste salarial de servidores municipais
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Curitiba acatou por unanimidade, em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (5), cinco projetos de lei que pretendem conceder a recomposição inflacionária a servidores públicos, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
“Toda vez que se fala disso, obviamente que levanta uma polêmica, mas é importante deixar claro para a população que não se está falando em aumentar, se está falando em dar o reajuste da inflação”,
declarou o vereador Pier Petruzziello (PTB).
Conforme a proposta enviada pelo prefeito Rafael Greca (DEM), servidores municipais, aposentados, pensionistas, conselheiros tutelares, e agentes políticos, entre eles, prefeito, vice-prefeito e secretários deverão receber um reajuste de 13,71%, ou seja, o equivalente a inflação dos últimos 24 meses.
- Leia também: Câmara de Curitiba discute aumento de salários de servidores de 13%, incluindo o prefeito
Durante a reunião também foi discutido o aumento salarial para os vereadores e servidores da Câmara de 11,59%, correspondente à perda inflacionária acumulada, segundo o IPCA, no período de julho de 2020 a setembro de 2021. Nesse caso, o salário dos vereadores passaria de R$ 15,5 mil para R$ 17,4 mil.
Com o parecer favorável da CCJ, os projetos seguem nesta quinta-feira (6) para as comissões de Economia, Finanças e Fiscalização e de Serviço Público. Apenas após passar por essas análises é que as propostas serão discutidas em plenário. A intenção é finalizar a votação dos projetos de lei na próxima semana.