Os vereadores de Curitiba aprovaram em votação simbólica, nesta terça-feira (20), um pedido para que a Prefeitura autorize a reabertura das casas de festas e buffets infantis na capital paranaense. A proposta sugere que ao menos sejam retomadas as regras de outubro de 2020, quando era permitida a realização de eventos com até 50 pessoas, desde que respeitando a ocupação de uma pessoa a cada 9 m².
De acordo com Mauro Ignácio, vereador pelo DEM e autor da moção, o ideal é que as casas de festa pudessem reabrir com a lotação de até 30% na bandeira laranja e de até 50% na bandeira amarela, conforme pleiteiam os empresários do setor.
Entre as justificativas, ele cita o fato de que os estabelecimentos do ramo cumprem os protocolos sanitários, diferentemente do que ocorre nas festas clandestinas que continuam ocorrendo e ressalta que aos restaurantes foi dada a oportunidade de readequação, ao contrário do que ocorre com as casas de festas e buffets infantis de Curitiba.
A aprovação não foi unânime. Enquanto alguns vereadores apoiaram a medida como uma forma de dar um alento aos empresários do setor de eventos e concordaram com a lotação de 50% em qualquer bandeira, outros se mostraram temerosos com a possibilidade de infecção pelo novo coronavírus nesse tipo de ambiente e votaram contra o pedido. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal do resultado da votação.
Os requerimentos e indicações aprovados na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre o Executivo, por outro lado, não são impositivas.