140 mil estudantes da rede municipal de Curitiba voltam para as salas de aula nesta segunda (14)
Nesta segunda-feira (14), 140 mil estudantes de Curitiba retornam para as escolas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) com aulas 100% presenciais. Para um volta segura, o uso da máscara continua obrigatório e as unidades disponibilizam totens de álcool gel 70% e demais itens necessários à higienização das mãos e dos ambientes.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, atividades pedagógicas em casa só serão possíveis em casos de estudantes com comorbidades, ou na necessidade de isolamento devido a infecção do novo coronavírus.
Nestes casos, a secretária informou que a criança receberá atividades pedagógicas “para que não perca vínculo com a aprendizagem”.
“Os cuidados com que estamos acostumados continuam e nossas unidades estão preparadas para garantir um retorno seguro. Lugar de criança é na escola”,
destacou .
Ansiedade a mil
Para Fátima Guimarães Luz, mãe do Miguel, que começa o 5º ano, e do Arthur, que está no 3º, o formato presencial é o melhor.
“No ano passado, eles ficaram no remoto quando foi necessário e, ao iniciar o híbrido, voltaram para a escola. Vejo uma diferença bem grande com o presencial, eles acompanham melhor. É difícil para as crianças ficarem paradas muito tempo em frente ao computador, ou televisão, eles dispersam a atenção rápido. Até porque aqui em casa estimulo brincadeiras lúdicas, jogos de tabuleiro, mas procuro restringir o tempo com equipamentos tecnológicos na mão. Quero que brinquem juntos”,
comentou Fátima.
Segundo Fátima, os filhos estão na maior expectativa para ver os amigos.