Cidades do Oeste do Paraná são destaques no IDEB 2021

Publicado em 19 set 2022, às 12h22. Atualizado às 12h46.

Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, atingiu nota 6,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2021, divulgado na última semana, pelo Ministério da Educação. A cidade apresentou o melhor resultado do Paraná entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, à frente da capital Curitiba (6,0) e de municípios como Maringá (6,5), Londrina (6,4), Ponta Grossa (6,2) e Cascavel (6,3). A cidade da fronteira também figura entre as 50 melhores cidades do Estado na avaliação geral de desempenho.

A escola com melhor desempenho foi a Benedicto João Cordeiro, no Jardim Tarobá, com a nota 7,9, seguida da Escola Municipal Jardim Naipi, com 7,8. Cinco escolas conquistaram a média 7,5, são elas: Frederico Engel, Getúlio Vargas, Papa João Paulo I, Josinete Holler e Santa Rita de Cássia. Ao todo, 15 unidades ficaram com nota acima de 7,0. 

As provas foram aplicadas em novembro do ano passado com estudantes dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Cerca de 3 mil alunos realizaram a avaliação. Apenas três das cinquenta escolas de Foz do Iguaçu não participaram da avaliação por conta do número inferior de alunos (Brigadeiro Antônio Sampaio, Ceres de Ferrante e Eleodoro Ébano Pereira). 

Os municípios do Paraná com as melhores notas foram Serranópolis do Iguaçu (9,0), São Pedro do Ivaí (8,2) e Ramilândia (8,1), cidades de pequeno porte, com população que varia de 5 a 10 mil habitantes. Para compor o IDEB, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compilados pelo censo escolar.

Cascavel

Outra cidade do Oeste do Paraná que teve destaque no IDEB, foi Cascavel. O Município é o que menos teve impacto e atingiu índice 6,3, um recuo de -0,2 em relação ao Ideb de 2019, quando o índice foi de 6,5.

Entre os dez maiores municípios de Cascavel, quem mais se aproximou dos números de Cascavel foi a cidade de Ponta Grossa e Colombo, onde a perda foi de -03. Em Curitiba, houve recuo de -05 e Guarapuava – 0,6.

Paraná

A rede estadual de ensino do Paraná alcançou a maior nota de educação no Ensino Médio, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anúncio foi feito em evento na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O estado registrou a pontuação de 4,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, superando os estados de Goiás e Espírito Santo. O índice subiu 0,2 pontos em relação ao Ideb 2019.

O Ensino Médio no Paraná foi o que mais avançou na pesquisa nos últimos anos. Em 2017, o estado estava em 7º, subiu para 3º em 2019 e agora está em 1º. A média nacional das redes estaduais, no ensino médio, ficou em 3,9, enquanto a das séries finais do ensino fundamental foi de 5 pontos.

O Ideb

O Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil e é divulgado a cada dois anos. Sua avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira.

Em 2021, além das tradicionais provas de língua portuguesa e matemática, os alunos do anos finais do fundamental também realizaram pela primeira vez testes de ciências humanas e de ciências da natureza.

O índice é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento no intervalo de 0 a 10. Se um sistema educacional possui taxa de aprovação de 90% e nota padronizada no Saeb igual a 6, seu Ideb será 5,4 (que é a multiplicação de 0,9 por 6).

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.