Consultoria britânica coloca UEM como a 2ª melhor universidade do Paraná
Um ranking feito por uma consultoria britânica colocou a Universidade Estadual de Maringá (UEM) na segunda posição entre as melhores universidades do Paraná. A UEM ficou ainda no 96ª lugar na lista das melhores instituições de Ensino Superior da América Latina.
O ‘QS Latin America University Rankings 2022’ é produzido pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) e abrange 418 universidades públicas e privadas latino-americanas. Os dados são relativos a 2019 e foram divulgados nesta quarta-feira (25).
- Leia mais: Por R$ 1,3 milhão, empresa paulista vence licitação para decoração do ‘Maringá Encantada’
A universidade maringaense é a melhor instituição de Ensino Superior estadual do Paraná, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A UEM ganhou uma posição no ranking estadual em relação à publicação do ano anterior e se manteve na mesma colocação na classificação latino-americana.
O reitor em exercício da UEM, Ricardo Dias Silva, parabenizou professores, técnicos, alunos e egressos pelo desempenho. “Todos que estão na universidade ou que já passaram por ela têm sua parcela de contribuição para os números positivos da UEM nos últimos anos”.
“Este desempenho demonstra que estamos no caminho correto, apesar da retirada de direitos e recursos das universidades nos últimos anos. É importante destacar que o investimento na UEM traz grande retorno para o desenvolvimento do Paraná e do país”, destacou ele.
Um dos rankings mais respeitados do mundo em ensino superior, o QS avalia a reputação acadêmica; reputação entre empregadores; proporção docente/estudante; quantidade de professores doutores; rede de pesquisa internacional; citações de artigos científicos; publicações de docentes; e impacto on-line.
Patrimônio do Paraná
A UEM é a sexta melhor universidade estadual do Brasil, de acordo com o Ministério da Educação, e um dos maiores patrimônios do Paraná. É a segunda instituição de pesquisa do Paraná com mais artigos publicados e tem oito pesquisadores entre o seleto rol de cientistas mais influentes do mundo.
“Nos municípios onde a UEM está presente não existem outras instituições com a mesma qualidade que a nossa. Isso se deve muito aos investimentos feitos na UEM nesses mais de 50 anos”, afirma o reitor em exercício.