Educação Especial de Pinhais é escolhida para participar de pesquisa nacional e internacional
A rede municipal de ensino de Pinhais irá participar de duas pesquisas científicas, desenvolvidas por universidades públicas do Brasil, incluindo a instituição portuguesa Vindas. Os trabalhos acadêmicos têm foco na Educação Especial e por meio da Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), terão Pinhais como representante da região Sul do país.
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Uma das pesquisas tem como objetivo investigar os parâmetros da oferta da educação especial em redes públicas de ensino para aferir o custo-aluno qualidade por meio do SimCAQ (Simulador de Custo-Aluno Qualidade). O trabalho será desenvolvido em parceria com o Laboratório de Dados Educacionais (LDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Goiás (UFG), e a Rede de Pesquisadores sobre Financiamento da Educação Especial (Rede Fineesp), e envolve representações da UFPR, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Estadual do Pará (UEPA).
Pinhais é um dos cinco municípios participantes desta pesquisa em todo o Brasil, representando a região Sul do país. Segundo a coordenadora-geral do projeto, professora Adriana Dragone Silveira, da UFPR, os municípios foram escolhidos por critérios de: Existência de política para a modalidade educação especial; Identificação da oferta de atendimento educacional especializado; Admissão de professor da modalidade educação especial por concurso público; Publicação de produções acadêmicas ou internas da rede de ensino que evidenciam avanços na política de educação especial; Disponibilização dos dados documentais e de conceder entrevista; Aceitabilidade da pesquisa.
Já a outra pesquisa em desenvolvimento tem caráter internacional, realizada no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Escócia. Por meio da Fundação Alana, o trabalho analisa políticas públicas e formação continuada de professores para a Educação Inclusiva. O estudo se dará ao longo do ano de 2023, por meio de entrevistas aos gestores da educação especial e da análise das propostas atuais de formação dos locais de estudo sobre a temática da pesquisa. A Vindas Educação Internacional – instituição de Portugal coordenada pelo Prof. Dr. David Rodrigues e pela Prof.ª Dra. Luzia Lima-Rodrigues – é a responsável pela pesquisa, que analisará a experiência dos seis países.
O Brasil participará por meio da análise das experiências de três municípios: São Paulo (SP), Sobral (CE) e Pinhais (PR). A prof.ª Dra. Laura Ceretta Moreira, da UFPR, faz parte da Comissão Executiva Brasileira do projeto e indicou o município de Pinhais para ser um dos estudos de caso, que representará o Brasil na pesquisa.
Segundo a professora, a escolha pela escola se deu pela trajetória consolidada que o município possui na formação continuada de professoras e professores na perspectiva da educação inclusiva. “Ao final deste estudo comparativo, a equipe executora almeja ter condições de organizar um quadro teórico-prático sobre a diversidade de caminhos elegidos pelos municípios e apontar experiências internacionais de formação, que colaborem de forma efetiva, com a inclusão na educação”, apontou Moreira.