IDEB: Maringá fica em 71º no Paraná; cidade é a 1ª entre as maiores cidades

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 19 set 2022, às 09h47. Atualizado às 09h49.

Maringá ficou na 71ª posição do Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2021. Com nota de 6,5, a rede municipal conquistou a melhor nota entre as cinco maiores cidades do Estado. maior que a média do Brasil, que é de 5,8, e das cidades paranaenses, de 6.

A nota conquistada pela cidade no Ideb de 2021 é superior às médias nacional (5,8) e estadual (6,0). Além disso, o índice de Maringá na educação básica fica acima da média dos estados do Sul do Brasil. O prefeito Ulisses Maia destaca que o resultado é reflexo de uma metodologia que alia, entre outros aspectos, tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo. 

“Investimos constantemente para proporcionar a melhor experiência e aprendizagem aos nossos alunos. O conhecimento tem poder transformador e investir na oferta de educação de qualidade é proporcionar oportunidades para o presente e futuro das nossas crianças”, diz Ulisses Maia.

Para a secretária de Educação, Tania Periotto, os dados comprovam a excelência da metodologia adotada. “O Ideb reforça a qualidade do ensino e como o plano educacional adotado durante a pandemia foi positivo. Além disso, a gestão municipal não mede esforços para garantir materiais didáticos e uniformes de qualidade, experiências de aprendizado diversificadas e estruturas físicas modernas para nossos mais de 35 mil alunos”, afirma a secretária. 

O ensino integral na cidade abrange cerca de 73% das unidades de ensino em Maringá. Com isso, a cidade já ultrapassou a meta 6 do Plano Nacional de Educação que estabelece que pelo menos 50% das escolas ofereçam a educação integral até 2024. Para os alunos matriculados na Ampliação da Jornada Escolar (ensino integral), o município ampliou a oferta de oficinas de educação empreendedora, artesanato, xadrez e outras.