Início das aulas presenciais na UFPR é adiado por duas semanas
O começo das aulas presenciais na Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi prorrogado por duas semanas, em razão do aumento da taxa de contaminação pela Covid-19. Inicialmente, o início das classes nessa modalidade estava previsto para 31 de janeiro. A decisão foi divulgada pela Universidade nesta terça-feira (18).
O calendário acadêmico permanece igual. Assim, as aulas começam dia 31 de janeiro, mas no formato híbrido. Para garantir o atendimento aos alunos, também no dia 31 serão reabertos restaurantes universitários em todas as cidades onde a UFPR possui campi.
Ômicron
Um dos fatores que influenciou a decisão foi a rápida propagação da variante Ômicron em todo o Brasil.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a média móvel de casos de Covid-19 no Paraná aumentou 1.174,8% no levantamento fechado em 16 de janeiro, em comparação com o período de 14 dias antes.
Além disso, uma projeção feita pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), centro de pesquisa em saúde ligado à Universidade de Washington, aponta que haverá um pico no Brasil das internações por Covid-19 justamente no final do mês de janeiro, quando deveriam começar as aulas presenciais na UFPR. A pesquisa também mostra que a curva de casos tende a decair a partir da segunda quinzena de fevereiro.
A partir dos dados, a UFPR afirmou que não seria responsável por retomar as aulas presenciais justamente em um momento que promete ser crítico.
“É uma medida necessária, mas circunstancial, que tomamos tendo como base o respeito à ciência e a proteção da vida de todos os integrantes da comunidade da UFPR”,
destacou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.
Após a decisão, o retorno às aulas presenciais está previsto para 14 de fevereiro. Até a data, os dados da pandemia continuarão sendo acompanhados diariamente pela UFPR.
Atividades práticas emergenciais estão mantidas
Em relação às atividades práticas dos diversos setores da Universidade, serão respeitadas as especificidades de cada área, a critério dos colegiados de curso, que poderão viabilizar o início dessas atividades já a partir de 31 de janeiro.
Cursos de 18 semanas
A UFPR informou que cursos que obedecem ao calendário de 18 semanas não sofrem alterações no início de suas atividades letivas presenciais.