Paraná alcança maior nota do país no Ensino Médio, segundo Ideb
A rede estadual de ensino do Paraná alcançou a maior nota de educação no Ensino Médio, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta sexta-feira (16). O anúncio foi feito em evento na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O estado registrou a pontuação de 4,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, superando os estados de Goiás e Espírito Santo. O índice subiu 0,2 pontos em relação ao Ideb 2019.
- Leia também:
O Ensino Médio no Paraná foi o que mais avançou na pesquisa nos últimos anos. Em 2017, o estado estava em 7º, subiu para 3º em 2019 e agora está em 1º. A média nacional das redes estaduais, no ensino médio, ficou em 3,9, enquanto a das séries finais do ensino fundamental foi de 5 pontos.
O Secretário da Educação e do Esporte, Renato Ferrer, comentou o resultado da pesquisa e reconheceu os desafios que a pandemia trouxe para a área da educação nos últimos anos: “A gente conseguiu manter a aprendizagem no Paraná. Aquela luta desde o começo, usando televisão, aplicativo, depois através das aulas online fez com que a gente alcançasse nossos estudantes e não os prejudicássemos”, disse o secretário.
Ferrer ainda destacou que as diferenças entre o ensino médio de escolas privadas e particulares caiu. De 60% a divergência foi para 30%, segundo o secretário.
A queda também foi percebida no ensino fundamental. A diferença, que era de 45%, caiu para 25% de acordo com Ferrer.
O Ideb
O Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil e é divulgado a cada dois anos. Sua avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira.
Em 2021, além das tradicionais provas de língua portuguesa e matemática, os alunos do anos finais do fundamental também realizaram pela primeira vez testes de ciências humanas e de ciências da natureza.
O índice é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento no intervalo de 0 a 10. Se um sistema educacional possui taxa de aprovação de 90% e nota padronizada no Saeb igual a 6, seu Ideb será 5,4 (que é a multiplicação de 0,9 por 6).