UEM suspende aulas presenciais apenas 3 dias após o retorno
A Reitoria Universidade Estadual de Maringá publicou na noite desta quarta-feira (19) a Portaria em que suspende as aulas presenciais na instituição a partir de hoje (20), apenas três dias após o início das aulas presenciais em todos os Câmpus. As aulas presenciais serão mantidas apenas nas disciplinas de práticas profissionalizantes.
A decisão foi tomada em reunião convocada pela Reitoria na noite desta quarta-feira (19). O conselho estabeleceu que as aulas presenciais da Universidade sejam alteradas para a modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE), sem previsão para retorno presencial.
O decreto publicado pela Prefeitura de Maringá no início da tarde desta quarta-feira (19) comunica uma Taxa de Positividade de 70% e de Ocupação Geral de UTI Adulto de 78,33%. Estes dados indicam alto risco de contaminação por Covid-19 e, segundo decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição, impõe restrições às atividades letivas presenciais e determina retorno ao ERE.
A decisão revoltou grande parte dos alunos da Universidade que julgaram a decisão imprudente. Um protesto em frente ao prédio da Reitoria foi organizado pelos alunos que consideraram falta de compromisso na decisão tardia do conselho em suspender as aulas três dias após o início das aulas presenciais. Mobilizado pelas redes sociais, alunos que vieram de outras cidades e se planejaram para as aulas reividicam o mantimento das aulas.
A Universidade convocou uma coletiva de imprensa às 9h desta quinta-feira (20) no prédio da Reitoria para esclarecimentos sobre a nova Portaria. Esta matéria será atualizada diante de novas informações.