Vestibular 2022 da UEL tem abstenção de 30%; número é inferior ao registrado no ano anterior
Dos 22.587 estudantes inscritos no Vestibular 2022 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), norte do Paraná, 6,7 mil não compareceram para realizar a prova, neste domingo (6). O número corresponde a 30% do total de candidatos. A porcentagem é inferior à registrada em 2021, de 42%.
De acordo com o reitor da instituição, Sérgio Carvalho, a abstenção está dentro da média de outras universidades públicas que já fizeram as provas: “aprendemos com a história. De qualquer forma, foi muito bom ver o jovem retornando ao Campus e ocupando todos os espaços”, comenta.
O formato do vestibular de 2023, segundo Carvalho, deverá ser definido pelos Conselhos Superiores, levando em conta a experiência de fase única de 2021 e 2022 e a necessidade de selecionar o estudante com capacidade interpretativa e de analisar conteúdos.
Ao todo, a instituição oferece 3.125 vagas, sendo 616 através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Esta foi a primeira edição com 5% das vagas destinadas a estudantes com deficiência, conforme estabelecido pela Lei Estadual 20.443/2020. O número de pessoas contempladas pela cota inscritas na prova foi de 86, inferior à porcentagem reservada mas conforme o esperado, segundo o reitor.
Prova
Levando em consideração a proximidade com o Dia da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), a temática da prova foi relacionada à condição feminina. Já a redação tinha como propostas a produção de um terro narrativo sobre a imagem do fotógrafo pioneiro de Londrina, Haruo Ohara, em que aparece uma mulher caminhando em uma estrada de terra batida. A outra alternativa era a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre a matéria publicada na Folha de Londrina: “Eliminar o capacitismo é desafio para a sociedade”.
Para que a redação seja corrigida, o candidato precisa acertar pelo menos 26% das questões objetivas e não zerar nenhuma das partes da prova de conhecimentos gerais.
O resultado da primeira convocação será divulgado no dia 19 de abril, às 12h, no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS).