Vestibular da UEL de 2022 é o primeiro com vagas reservadas a pessoas com deficiência
A edição de 2022 do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, será a primeira com vagas reservadas a pessoas com deficiência na instituição. Ao todo, foram disponibilizadas 5% das vagas totais do processo seletivo.
O número total de inscritos, no entanto, foi abaixo da quantidade reservada, de acordo com Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS). Ao todo, 86 estudantes contemplados pela cota se inscreveram. Mesmo assim, a coordenadora da COPS ressalta que a quantidade está conforme o esperado, uma vez que a medida é recente.
“Ainda será necessário divulgar e mostrar a essa população que ela tem esse direito, já garantido pela Universidade, a partir de legislação estadual”, destaca.
A cota contempla qualquer tipo de deficiência, como física, auditiva, visual, visão monocular, mental, transtorno do espectro autista e múltipla. Dos inscritos, 41 foram para o curso de Medicina e quatro para os de Direito, Ciência da Computação e Administração.
O número de cotistas pode ser ampliado para o maior número inteiro no próximo ano, se a quantidade de vagas permitir. O Vestibular 2022 da UEL acontece no dia 6 de março, a partir das 14h.
Como funciona
O ingresso por cota deve ser informado no momento da inscrição. Os candidatos que desejarem, irão concorrer pelo sistema de cotas e o universal. Se os 5% reservados não forem preenchidos, a instituição destina o percentual às vagas universais.
É preciso que o candidato apresente laudo médico que ateste a deficiência o grau na pré-matrícula, assim como o número do RG, CPF, identificação do curso pretendido, a expressa referência no Código Internacional de Doenças (CID) e a provável causa.
O estudante também deve apresentar a assinatura e o carimbo do número do CRM do médico responsável pelos documentos. Aqueles que já tem curso superior não podem concorrer pelo sistema de cotas para pessoas com deficiência.