Paraná tem o maior número de quedas de torres de energia elétrica no Brasil
O Paraná tem o maior número de registros de quedas e destruição de torres de energia elétrica no Brasil. Sete ocorrências de atos foram registradas até a última segunda-feira (16) e três delas ocorreram na cidade de Medianeira, no oeste do estado. Uma foi derrubado e outras duas danificadas. Rondônia e São Paulo também tiveram registros, com duas em cada estado.
As investigações sobre as ações de derrubada das torres são conduzidas pela Polícia Federal. O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (17), que não é possível afirmar que os recentes ataques a torres de transmissão de energia têm motivação política e estão ligados aos atos de vandalismo em Brasília no último dia 8.
Leia também
Vídeo mostra torres de energia sendo reerguidas no Paraná
“Não podemos fazer essa afirmação”, disse o ministro ao ser questionado se houve identificação de motivação política aos ataques.
Segundo o ministro, os culpados pelos ataques irão pagar legalmente e também ressarcir os danos causados. Silveira ressaltou ainda a participação dos órgãos de segurança dos Estados e afirmou que acionou governadores.