1 – Praia não é playground. Crianças sempre devem ser supervisionadas pelos pais. Fique de olho! Nunca perca o contato visual.
2 – No Paraná, a Polícia Militar distribui pulseirinhas de identificação. Coloque sempre este material na criança quando levá-la para a praia com o nome dela, dos responsáveis e um fone de contato.
3 – Ensine a criança a procurar diretamente um Policial Militar ou um Bombeiro Militar caso ela venha a se perder. Não é aconselhável que os pequenos peçam informações para estranhos.
4 – A imensidão da faixa litorânea pode confundir os filhos, fazendo com que eles não encontrem o local onde os pais estão. Para facilitar, mostre para a criança pontos de referência, como uma sorveteria, um posto do guarda-vidas ou uma barraca . Ela vai se localizar com mais facilidade.
5 – Em praias com faixas de areia largas, monte o seu guarda-sol sempre o mais próximo possível de onde os filhos estiverem brincando. Outras famílias ou cadeiras na sua frente podem atrapalhar a visão e dificultar uma ação mais rápida que se faça necessária.
Fonte: Tenente Costa – Porta voz da Operação Verão da Polícia Militar do Paraná