Muitas vezes, a frase “baseado em uma história real” em um pôster de cinema chama a atenção de muitas pessoas. No gênero de terror, essa afirmação ganha um peso ainda maior, transformando a ficção em um relato de eventos que, de alguma forma, aconteceram. Confira uma seleção de 5 filmes de terror baseados em histórias reais.

Saber que os personagens e os fatos exibidos na tela foram vivenciados por pessoas de verdade cria uma conexão imediata e potencializa a sensação de medo, elemento essencial para qualquer obra do gênero terror.
Confira 5 filmes de terror baseados em histórias reais
A fronteira entre o que é entretenimento e o que realmente aconteceu se mistura nessas produções. Cada um dos filmes listados abaixo faz parte de eventos reais, que foram contados por meio de relatos de testemunhas, arquivos policiais ou investigações de especialistas no campo paranormal.
Horror em Amityville (1979)
Um dos casos de casa mal-assombrada mais famosos dos Estados Unidos inspirou uma série de livros e filmes. Em 1975, a família Lutz se mudou para uma casa em Amityville, Nova York, onde, 13 meses antes, Ronald DeFeo Jr. havia assassinado seis membros da própria família. Os Lutz fugiram da casa apenas 28 dias depois, alegando terem sido aterrorizados por fenômenos paranormais intensos. Embora o caso seja cercado de controvérsias e acusações de farsa, a história se tornou um ícone dos filmes de terror.

Invocação do Mal (2013)
O filme de James Wan acompanha os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren enquanto ajudam a família Perron, que se muda para uma casa em Harrisville, Rhode Island, em 1971. A história real envolve a família Perron, composta por Roger, Carolyn e as cinco filhas, que relataram ter vivido por quase uma década em uma casa assombrada pelo espírito de uma mulher chamada Bathsheba Sherman. Os Warren de fato investigaram o local e confirmaram a presença de atividades paranormais, embora a intensidade dos eventos tenha sido mais dramatizada para o cinema.
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Esta obra se baseia no trágico caso de Anneliese Michel, uma jovem alemã que, nos anos 1970, passou por 67 rituais de exorcismo católico ao longo de dez meses. Diagnosticada com epilepsia e esquizofrenia, Anneliese e a família acreditaram que ela estava possuída por demônios. Ela parou de comer e beber e faleceu de desnutrição e desidratação em 1976.
Annabelle (2014)
A boneca demoníaca que integra o universo de “Invocação do Mal” também tem uma contraparte real, embora tenha a aparência bem diferente. A verdadeira Annabelle é uma boneca do tipo Raggedy Ann, que foi dada de presente a uma estudante de enfermagem em 1970. A jovem e a colega de quarto começaram a notar atividades estranhas, como a boneca mudando de posição. Ed e Lorraine Warren foram chamados, concluíram que o objeto estava sendo manipulado por uma entidade desumana e a levaram para o Museu Oculto, onde permanece trancada em uma caixa de vidro até hoje.

Verônica: Jogo Sobrenatural (2017)
O filme espanhol se baseia no “Caso Vallecas”, o primeiro e único incidente na história da Espanha em que um relatório policial oficial atesta ter testemunhado atividade paranormal. A história acompanha Estefanía Gutiérrez Lázaro, uma adolescente que, em 1991, em Madri, realizou uma sessão com um tabuleiro Ouija na escola. Nos meses seguintes, ela sofreu convulsões e alucinações, até a morte súbita em circunstâncias misteriosas. A família continuou a relatar eventos inexplicáveis na casa, que foram confirmados pelos policiais que atenderam a ocorrência.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui