Curitiba - Otavio Linhares é ator e escritor, nascido e criado em Curitiba. Atuou como um dos investigadores no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que concorre ao Oscar 2025 como Melhor Filme, Filme Internacional e Melhor Atriz, com o nome de Fernanda Torres. Animado, o ator contou como foi escolhido para participar do elenco e disse ter realizado um sonho.

A sua participação no filme de Walter Salles teve um convite um tanto quanto inesperado. O ator conta que o diretor o escolheu quando estava na cabine de edição de uma das produtoras de Ainda Estou Aqui, olhando, por acaso, a sua atuação em outro filme, “Barba Ensopada de Sangue”, do curitibano Aly Muritiba. Foi nesse momento que Salles decidiu que queria Linhares em Ainda Estou Aqui.
“Foi uma baita coincidência, que roda da fortuna! Uma sorte que eu achei muito legal”, diz entusiasmado ao portal RIC.

O ator conta também que atuar ao lado de grandes nomes como Fernanda Torres foi a realização de um sonho.
“Walter é um cineasta de poucos filmes, ele é um cara que faz um filme por ano. Então, você pensa, eu queria trabalhar com esse cara, mas quando que vou ter a oportunidade de rodar um filme com o Walter. É uma coisa ímpar poder trabalhar junto com ele”, relata Linhares.
Momento da indicação de Ainda Estou Aqui ao Oscar 2025
Ansioso para o dia da principal premiação do cinema e pelo resultado, Otavio Linhares conta o momento em que soube que o filme foi indicado ao Oscar 2025. Segundo ele, a expectativa de todos era muito grande, já que Ainda Estou Aqui ganhou diversas premiações por onde passou. Para Otavio, seria inevitável que o filme se tornasse o representante do Brasil no Oscar.
“Eu fiquei muito eufórico, na hora comecei a ligar para as pessoas, mandar mensagem para todo mundo. Eu fui vendo nos canais ao vivo e no Instagram, rolou uma euforia de que foi indicado a Melhor Filme […] Parecia que a gente estava em um Oscar Tour”, relata animado.

Além disso, o ator ressalta a importância da visibilidade e representatividade que o filme carrega para o cinema brasileiro. Linhares comenta que essa é a vez do Brasil ganhar prêmios de relevância para que possa “trazer um pouco mais de olhar para para o nosso cinema, para nossa arte e que isso puxe mais investimentos para a gente e para que a nossa indústria cresça mais, porque a gente é muito grande”, diz esperançoso.
Quem é Otavio Linhares
Linhares tem mais de 20 anos no Teatro e iniciou sua trajetória em 2004, na escola Pé no Palco, na capital paranaense. Seis anos depois, em 2010, fundou a própria companhia de Teatro.
Também neste ano, entrou para o Núcleo de Dramaturgia do SESI Paraná. Além disso, teve um selo editorial chamado ENCRENCA – Literatura de Invenção que ficava dentro de uma livraria, e foi neste período que lançou os três primeiros livros.
Mas as atividades do ator não param por aí, Otavio Linhares também trabalha há 20 anos com cafés especiais e há 10 é proprietário de uma torrefação no Centro de Curitiba, chamada 4Beans Coffee Co.
Já em 2012, o ator conta que começou a se dedicar com atuação para audiovisual focada em cinema, streamings, curtas, longa-metragens e séries.
Tudo sobre o Oscar 2025
A tradicional premiação de cinema ocorre desde 1929 e celebra as produções de destaque ao longo do ano em 23 categorias.

A 97ª cerimônia do Oscar ocorre no dia 2 de março de 2025, a partir das 21h (horário de Brasília), no tradicional Dolby Theatre, em Los Angeles, Estados Unidos.
No Brasil, o evento terá transmissão ao vivo pela TNT (TV fechada) e pela plataforma de streaming Max.
A Academia de Cinema já confirmou que o comediante e apresentador de talk show Conan O’Brien irá comandar o Oscar. Como sempre, as categorias serão apresentadas por artistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão Emma Stone (vencedora de Melhor Atriz em 2024), Robert Downey Jr., Cillian Murphy e Da’Vine Joy Randolph.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui