Curitiba - A trajetória da educadora Dirce Merlin Clève, referência no ensino paranaense, é tema da biografia “Dirce Merlin Clève: uma vida entre letras, escolas e sonhos”, escrita pelo jornalista Diego Antonelli e lançada nesta quinta-feira (13), na faculdade UniBrasil, em Curitiba. A obra apresenta episódios da vida pessoal e profissional da professora.

A biografia aborda o contexto histórico do Paraná durante o processo de urbanização e desenvolvimento, relacionando a vida de Dirce, com transformações observadas em cidades como Pitanga e Curitiba.
O livro também reúne relatos sobre a rotina familiar de Dirce, que conciliou a carreira com a criação dos quatro filhos: Clèmerson, Christiane, Luiz Roberto e Luciane, e o casamento com Jeorling Joely Cordeiro Clève, que se tornou juiz, desembargador e integrante da Academia Paranaense de Letras.
Conheça Dirce Merlin Clève
Nascida em Canoinhas (SC), Dirce passou a infância em Ponta Grossa e se mudou para Curitiba, aos 11 anos. O interesse pela leitura surgiu ainda na juventude, período em que foi aluna da famosa poetisa Helena Kolody.
Dirce se formou em Letras e decidiu trabalhar com educação, fundou a Escola Professor Brandão, em Pitanga, onde implantou o ensino ginasial, de 5ª e 8ª, e atuou como diretora e professora de Língua Portuguesa e Estudos Sociais.
Depois de deixar as salas de aula, manteve atividades ligadas à educação e à defesa de direitos. Como voluntária da organização Soroptimist International, participou de iniciativas voltadas ao enfrentamento da exploração de meninas e mulheres vítimas de tráfico sexual.
Dirce também publicou três livros: “Direitos Humanos para Mulheres e Meninas” (2007), “Descobrindo Novos Horizontes” (2012) e “A Família Pschera” (2024), que resgata a história de seus antepassados maternos.
Aos 91 anos, Dirce afirma que segue trabalhando em novos projetos e organizando textos para futuras publicações. Segundo ela, o contato com ex-alunos permanece frequente. Um deles, que estudou em Pitanga na década de 1960, a visitou recentemente para agradecer pela influência da escola em sua formação.
*Com supervisão de Sérgio Luis de Deus
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui