Curitiba - A trajetória da educadora Dirce Merlin Clève, referência no ensino paranaense, é tema da biografia “Dirce Merlin Clève: uma vida entre letras, escolas e sonhos”, escrita pelo jornalista Diego Antonelli e lançada nesta quinta-feira (13), na faculdade UniBrasil, em Curitiba. A obra apresenta episódios da vida pessoal e profissional da professora.

Imagem de Dirce Merlin Clève e do livro biográfico.
Biografia traz episódios marcantes da vida pessoal e profissional de Dirce Merlin Clève (Foto: Divulgação)

A biografia aborda o contexto histórico do Paraná durante o processo de urbanização e desenvolvimento, relacionando a vida de Dirce, com transformações observadas em cidades como Pitanga e Curitiba. 

O livro também reúne relatos sobre a rotina familiar de Dirce, que conciliou a carreira com a criação dos quatro filhos: Clèmerson, Christiane, Luiz Roberto e Luciane, e o casamento com Jeorling Joely Cordeiro Clève, que se tornou juiz, desembargador e integrante da Academia Paranaense de Letras.

Conheça Dirce Merlin Clève

Nascida em Canoinhas (SC), Dirce passou a infância em Ponta Grossa e se mudou para Curitiba, aos 11 anos. O interesse pela leitura surgiu ainda na juventude, período em que foi aluna da famosa poetisa Helena Kolody. 

Dirce se formou em Letras e decidiu trabalhar com educação, fundou a Escola Professor Brandão, em Pitanga, onde implantou o ensino ginasial, de 5ª e 8ª, e atuou como diretora e professora de Língua Portuguesa e Estudos Sociais.

Depois de deixar as salas de aula, manteve atividades ligadas à educação e à defesa de direitos. Como voluntária da organização Soroptimist International, participou de iniciativas voltadas ao enfrentamento da exploração de meninas e mulheres vítimas de tráfico sexual. 

Dirce também publicou três livros: “Direitos Humanos para Mulheres e Meninas” (2007), “Descobrindo Novos Horizontes” (2012) e “A Família Pschera” (2024), que resgata a história de seus antepassados maternos.

Aos 91 anos, Dirce afirma que segue trabalhando em novos projetos e organizando textos para futuras publicações. Segundo ela, o contato com ex-alunos permanece frequente. Um deles, que estudou em Pitanga na década de 1960, a visitou recentemente para agradecer pela influência da escola em sua formação.

*Com supervisão de Sérgio Luis de Deus

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.